Sem categoria

Como a Poluição afeta nossas vidas?

A poluição mata mais que guerras e a violência, somente no Brasil, em 2015 foram mais de 100 mil mortes. Mas de onde vêm essa tal poluição?

Segundo o Greenpeace, as atividades humanas são a maior causa da poluição global, desde a queima de óleo, ao consumo de produtos animais para diversos fins.


Efeito Estufa

O sistema de transporte sempre é o mais lembrado quando se trata de poluição atmosférica, estima-se que 71% da poluição de Belo Horizonte (MG) seja por conta da frota de carros, motocicletas e caminhões, sendo o último o maior causador se emissões de gases de efeito estufa em todo o país.

Outro poluente que não deve ser esquecido é a emissão de dióxidos causados pela criação de animais para consumo, sendo a maior causa de poluição atmosférica nos E.U.A. passando dos 80%. Em visão de território nacional, mais de 90% das áreas desmatadas da floresta Amazônica foi para criação de animais, sendo a principal culpada quando se trata do desmatamento do maior “pulmão” da Terra.

Plástico

Até 2015, cerca de 6,3 bi de toneladas de plástico foram produzidas e 79% de toda matéria está na natureza ou em aterros. Sacolas plásticas, canudos, copos e outros produtos descartáveis demoram mais de 450 anos para se decompor no meio ambiente, grande parte vai parar nos mares e rios causando a morte em massa de animais marinhos e o surgimento das chamadas zonas mortas nos oceanos, que em conjunto com o resíduo de indústrias, cria-se ambientes completamente inóspitos. Estima-se que até o ano de 2048 não haverá mais vida marinha, não somente pela quantidade de plástico que estes animais ingerem, mas também pela quantidade crescente de zonas mortas e a pesca preditiva.

Poluição do Solo

O solo possibilita qualquer tipo de crescimento, é nele que se encontram minerais que ajudam no desenvolvimento de milhares de espécies, inclusive a nossa. Dentre todas as poluições existe a poluição causada pelo uso de pesticidas para controle de pestes na agricultura, que a longo prazo pode tornar o solo infértil e ainda causar contaminação da plantação.

Poluição do solo por metais pesados como o chumbo e o descarte indevido de produtos químicos, tais como detergentes, tintas e químicos industriais, contaminam o solo e podem causar doenças para seres que vivem nas proximidades, muitas vezes causando mortes.

A falta de saneamento em determinadas regiões também comprometem o solo, o descarte indevido de dejetos industriais em conjunto com as regiões urbanas sem o tratamento adequado do esgoto causam a contaminação de solo e de rios que estão nos arredores, auxiliando assim, a proliferação de transmissores de doenças tais quais roedores, insetos e organismos parasitas.

Em 2018, entramos em débito com os recursos naturais mais cedo, no dia 01 de Agosto, sendo a data recorde desde que foi iniciado a contagem do uso de recursos na década de 70. Esse débito mostra o tanto de recursos naturais retiramos da Terra durante o ano. De qualquer forma, o uso consciente de produtos, o descarte adequado dos mesmos e o questionamento aos órgãos responsáveis podem ser uteis para a diminuição do débito.

E você? Imaginava que haviam tantos impactos graves causados pela poluição?
Não deixe de comentar e dar sugestões!

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.