É necessário lembrar que a qualidade de vida começa pela boca e há muitos alimentos que devemos evitar por colocarem a nossa sua saúde em risco. Tudo aquilo que ingerimos reflete diretamente em nossas vidas, afinal, como o ditado diz: “Nós somos aquilo que comemos!”.

Pesquisas mostram que a redução calórica aumenta os anos de vida, e diversos estudos já provaram que, de maneira geral, 25% do risco que temos de morrer está ligado a questões genéticas e 75% por outros fatores, sendo a alimentação o mais importante deles.

A seguir, listamos 5 alimentos que afetam negativamente nossa saúde.

ALIMENTOS QUE AFETAM NEGATIVAMENTE A LONGEVIDADE
Gif da Tony Zimney.

REFRIGERANTE

O refrigerante não possui nenhum ingrediente benéfico à saúde e está repleto de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açúcar. Em algumas situações, a bebida pode até ter algum benefício, mas temporário, e quando usado para tratar outra questão mais “urgente”, como a ressaca, por exemplo. Já que, por ter alto nível de açúcar, a bebida ajuda a repor a energia, já que diminui a glicose do corpo e, por se tratar de líquido, hidrata e ajuda o fígado e os rins a eliminarem mais rápido as “sujeiras” do corpo.

Quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar vão para o estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. Se não fosse o ácido fosfórico, a quantidade de “doce” poderia até causar vômito, entretanto, a substância (presente em bebidas sabor cola), diminui esse gosto. Esse mesmo ácido (em altas quantidades) corrói ossos, desentope a pia, corrói os dentes, entre outros. A bebida ainda causa problemas no intestino, inflamação, aumento do açúcar no sangue, obesidade e diabetes.

Antes de mais nada, não pensem que uma alternativa seria o Refrigerante Diet! Além de ser tão ruim quanto o primeiro, o diet contém substância que está relacionada ao aparecimento de muitas doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar, defeitos de nascimento, tontura, fadiga, dores de cabeça, por exemplo, além de muitos outros.

Quer uma dica para substituir o refrigerante? Conheça o Kombucha: a bebida que conquistou o mundo.

SORVETE

Os sorvetes vendidos em potes concentram altos níveis de açúcar, gorduras trans, gorduras hidrogenadas, entre outros. Além disso, alguns têm neurotoxinas, que são substâncias capazes de prejudicar o cérebro e o sistema nervoso de modo geral e os corantes podem causar reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritação estomacal e problemas na pele.

Mas se você é daqueles que não resiste a um sorvete, principalmente em dias quentes, é possível encontrar opções veganas, que não levam leite e sorvetes diet e que não têm açúcar.

CACHORRO QUENTE

O cachorro-quente está associado ao aumento de câncer no pâncreas. Sendo assim, o consumo diário deste alimento aumenta o risco da doença em 21%. Além de causar câncer, ele está relacionado a leucemia em crianças, e tumores cerebrais em bebês. Sendo assim, trata-se de um veneno para todas as idades.

O problema está na salsicha! Por se tratar de um alimento embutido, ou seja, formado e envolvido por carne picada, ele carrega em si muitos problemas que afetam a saúde. Para durarem mais, esses alimentos passam por um processo químico e seus recheios e conservantes, fazem com que este produto seja um inimigo da saúde.

COMIDA CONGELADA

A comida congelada é repleta de conservantes e outros ingredientes artificiais, além de ser fortemente pré-cozida, o que deixa os nutrientes sem eficiência nenhuma. Mas, veja bem, alimentos como pizza, lasanha, nuggets, caldos, entre outros, esses fazem muito mal à saúde. Agora, quando se trata de comida de verdade, aquela que contém alimentos naturais, sem muitos aditivos químicos, não há problemas em congelar e comer depois.

TEMPEROS EM CUBO

Em resumo, os temperos em cubos, quando ingeridos em excesso, são capazes de causar sérios problemas ao organismo. Além de serem muito calóricos, o que muita gente não sabe é que eles contêm substâncias que causam enjoos, alergias na pele, vômitos, enxaquecas, tonturas e muito mais.

Como opção, congele ervas e temperos naturais imersos em azeite, óleo de coco ou manteiga de leite em formas de gelo, por exemplo. Além de saudáveis, são mais baratos que os cubinhos cheios de química prejudicial à saúde e, ainda por cima, são saborosos!

Por fim, elimine o que não te faz bem e proteja a sua saúde dos alimentos que podem impactar negativamente a sua vida.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)