O frio pode ser uma grande barreira na hora de sair da cama e ir se exercitar, isso porque o quente dos cobertores podem se tornar muito mais atrativo do que o vento gelado das ruas, dando espaço total para a preguiça.

Treinar em dias ensolarados também não é fácil. Além da temperatura alta dificultar o rendimento, ela pode vir acompanhada de alguns riscos que incluem desidratação e fadiga. Entretanto, tomando os cuidados necessários, a performance dos movimentos sob o sol pode gerar resultados melhores no corpo.

Antes de tudo, é preciso saber que 15 dias sem malhar já causa perdas significativas no condicionamento cardiovascular e na força muscular. Pensando nisso, vamos listar 5 exercícios para fazer em casa e eliminar a preguiça.

Primeiramente, é necessário treinar o psicológico. “A verdade é que a natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos”, explica a psicóloga Olga Tessari. Sendo assim, alguns truques de automotivação podem te ajudar a enfrentar esses novos hábitos, seja no frio ou em dias quentes.

Truques

Visualize os benefícios: quando pensamos o que vamos ganhar e em quanto tempo, ficamos mais motivados e, consequentemente, ganhamos força para mandar a preguiça embora.

Se dê mimos ao alcançar metas: A cada etapa cumprida, faça algo que te dê prazer. Isso aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade. Se você gosta de maratonar séries, por exemplo, na pausa entre os episódios faça um circuito rápido. Agachamentos durante o primeira pausa, flexões de braço no segunda e prancha no terceira. Assim sendo, você juntará o útil ao agradável!

Exercício no horário certo

Primeiramente, não há horário certo. Às vezes, você prefere antes do trabalho, no período da manhã já para começar o dia com gás, ou tem preferência por se exercitar a noite porque é quando se sente mais disposto(a)! Identifique o melhor horário para você.

Vamos aos exercícios para eliminar a preguiça

Escadas

A cada meia hora, suba e desça alguns degraus. Só vai te tomar um ou dois minutos. Além disso, você gasta uma caloria para cada dez degraus. Você pode usar apenas um degrau e exercitar-se por cerca de 10 a 30 minutos por dia, por exemplo. Como resultado, sua capacidade cardiovascular é melhorada, além de fortalecer a musculatura das pernas.

Dance

Que tal perder calorias se divertindo? Em casa, você pode montar sua própria sequência de músicas e dançar livremente por cerca de 1 hora, ou acompanhar vídeos de aulas aeróbicas disponíveis na internet. Não tem errado! O importante é mexer o corpo.

Agachamento

Afaste as pernas, estenda os braços à frente do corpo e agache como se fosse sentar em uma cadeira. É essencial manter as costas retas e o quadril firme. Repita o movimento de 5 a 10 vezes. Dessa forma, você estará torneando as coxas e definindo o glúteo.

Polichinelo

Conhecido também como Jumping Jacks. Por ser simples, muitas pessoas não fazem ideia dos benefícios deste exercício. Você sabia que é um dos melhores exercícios para perder aquelas gordurinhas acumuladas na barriga?

O movimenta se resume em: pular para cima e afastar os pés além da largura dos quadris, colocando os braços acima da cabeça, quase se tocando.Logo após, é necessário pular novamente, abaixando os braços e juntando as pernas. Em seguida, retorne à sua posição inicial.

O exercício queima 10 calorias por minuto e, para um bom resultado, é recomendável que seja feito por, pelo menos, 20 minutos.

Corrida estacionária

O movimento nada mais é do que simular uma corrida sem sair do lugar. Faça 5 repetições com duração de 4 minutos cada vez, ok?

O exercício é feito da seguinte forma: Levante o braço direito e o pé esquerdo ao mesmo tempo, elevando o joelho até os quadris e depois mude para o pé oposto, levantando rapidamente o pé direito até a altura do quadril. Simultaneamente, mova o braço direito para trás e o esquerdo para a frente e para cima.

Além de queimar de 80 a 100 calorias a cada dez minutos, o movimento ameniza as dores no joelho e potencializa a função cardiovascular.

Confira o vídeo da Roberta’s Gym Brasil e aprenda alguns movimentos para queimar gordura.

“Mas eu ainda nem saí da cama e estou com preguiça.”

Sem problemas! Aqui vão algumas dicas para se exercitar sem sair da cama.

  1. Ponte

Neste movimento é importante deixar o corpo bem esticado na cama, por isso, retire os travesseiros e lembre-se de que a coluna precisa estar reta. Deixe os braços e as pernas bem esticados e entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos.

  1. Alongamento dos joelhos

Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha essa posição por 20 segundos nessa posição e repita.

  1. Extensão de braço com toque no ombro

Fique em posição de prancha e deixe as pernas afastadas. Seu corpo deve formar uma linha reta entre o topo de sua cabeça e os dedos dos pés. Contraia seu abdominal e glúteos assim que você estender o seu braço direito para frente, inclinando-o para cima. Fique assim por um segundo e depois toque rapidamente seu ombro esquerdo durante o movimento para retornar o braço para baixo. Alterne o movimento.

Fácil, não?

Sendo assim, lembre- se: todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda. Você respira de forma correta? Pesquisas recentes compravam que mais da metade das pessoas não sabem respirar! Quer descobrir se é o seu caso? Descubra clicando aqui.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)