fbpx

Uma alimentação saudável faz bem para o corpo, mas além disso, uma dieta trás benefícios também para nosso cérebro 🧠. Estudos comprovam que alguns ingredientes têm mesmo uma afinidade especial com nossa cérebro. Desse modo, como a alimentação pode nos ajudar a ter uma memória boa 🤔? Conheça á seguir, os 7 alimentos que estimulam a memória e renove o cardápio para melhorar suas habilidades cognitivas.

1- Peixes 🐟

Os peixes são o primeiro item da nossa lista. Suas substâncias dão suporte para o bom funcionamento das células cerebrais, pois a carne do peixe representa um ganho imenso para nossa saúde. Ele é rico em ômega-3, uma gordura boa e essencial para o organismo, pois facilita a passagem de informações para o cérebro. Dentro de uma dieta, esse alimento nos pode proporcionar diversos benefícios, como estruturar o raciocínio e a melhora da visão. Também podemos encontrar outros nutrientes como B3, B6 e B12.

2- Morango 🍓

O morango é considerado uma das frutas vermelhas mais utilizadas. tanto para fazer parte de bolos, quanto tortas e demais guloseimas. Essa fruta contém boa presença de fisetina, uma substância que facilita o processo de armazenamento de memórias, criando conexões mais intensas entre os neurônios.

Além disso, também vale lembrar que em sua composição, o morango contém a antocianina, uma substância formidável para o sistema circulatório, evitando possíveis formações de coágulos sanguíneos, reduzindo o número de acidentes vasculares cerebrais.

3- Brócolis 🥦

O brócolis faz parte do cardápio de todo brasileiro. Além de ser gostoso e versátil em várias receitas, protege os neurônios de qualquer desgaste, promovendo uma vida útil maior da memória. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce, pois tem propriedades que minimizam a ação de substâncias nocivas. É utilizado para fazer caldos, sopas ou cremes, empanado, cozido ou frito, enfim, é o queridinho de qualquer receita saudável.

4- Abacate 🥑

Essa fruta é fonte de vitamina E, folato, glutationa e magnésio, nutrientes fundamentais para facilitar o trabalho dos neurotransmissores. É fruta com uma boa quantidade de gordura insaturada, ou seja, considerada boa para equilibrar o colesterol; reduzir as placas nos vasos sanguíneos e, até mesmo, desenvolver as atividades cerebrais.

Dessa forma, uma boa ideia de como aplicar o abacate nas refeições é colocá-lo como sobremesa ou servir uma bela vitamina logo pela manhã, sendo um ótimo jeito de iniciar o dia.

5- Ovo 🥚

O ovo é uma proteína rica em vitamina B12, responsável pelo desenvolvimento correto das células cerebrais. Especialmente na parte da gema, encontram-se a colina, fósforo e serina – nutrientes que são tem a função de gerar dopamina, sendo assim, propicia mais atenção e foco.

6- Nozes

Essa categoria de castanhas, em particular, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres. O consumo de nozes favorece a formação de novos neurônios e ainda contribui para a comunicação entre os já existentes. Além disso, otimiza a eliminação de toxinas pelo cérebro, pois possuem vitaminas e minerais, como o ácido graxos e fenóis, que são essenciais para o bom funcionamento do cérebro.

7- Chá verde 🍵

O chá-verde é um dos alimentos com superpoderes. Além de dar energia e colaborar na limpeza do organismo, a bebida ajuda no envio de mensagens ao cérebro, ajudando o sistema nervoso a transmitir impulsos para diferentes partes do órgão. O extrato de chá verde aumenta a conectividade do cérebro, ou seja, a influência que uma área do cérebro é capaz de exercer sobre a outra.

Por outro lado, ao pensarmos em alimentos bons para a memória, lembramos sempre de manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Evite ao máximo o consumo alimentos industrializados nas refeições diárias; o consumo exagerado de álcool e fumar. Tudo isso a fim de proteger as funções do cérebro.

Gostaram das dicas? Agora é só ir as compras, adquirir os “7 alimentos que estimulam a memória” e deixar sua vida mais saudável e cheia de boas memórias!

Referências: Rede Alimentare; Veja Saúde.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)