fbpx

Essa é uma das especializações da medicina mais populares. Mas você sabe a importância do profissional de pediatria?

Pediatria, em primeiro lugar, é  a especialidade dedicada ao cuidado da saúde de crianças e adolescentes que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento. Ou seja, Sua atuação abrange aspectos curativos, preventivos e de pesquisa. Contudo, além de tratar da saúde, o pediatra pode orientar as famílias sobre questões como alimentação, aleitamento materno, prevenção de acidentes e a realização de imunizações/vacinas.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 20 pediatras por cada 100 mil habitantes. É uma das especialidades mais solicitadas pela população, pois eles cuidam do bem mais precioso de nossas famílias: os nossos filhos.

É necessário saber lidar com crianças.

Os interessados por esta área devem sentir o desejo de trabalhar com crianças e sentir empatia, paciência e consideração pelos pequenos. Além de todo o estudo que um médico deve possuir, é preciso deve ter um jeito específico de lidar com crianças. Por isso, geralmente costumam usar recursos como brincadeiras, jogos e brinquedos em seu consultório, para distrair os pequenos pacientes e tornar a consulta mais agradável.

Onde o Pediatra atua?

O pediatra pode ser o responsável, por exemplo, por gerenciar unidades de saúde, como alas neonatais. No setor público, o médico especialista atua em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização. Ele pode conciliar duas ou mais funções, desde que consiga atender suas demandas com qualidade.

Quanto tempo de estudo para se tornar um profissional?

Primeiramente, o curso de medicina, que dura seis anos, ter a residência médica em pediatria, que dura em média dois anos e registrar-se como especialista no Conselho Regional de Medicina do estado onde trabalha.

Quando procurar o atendimento?

Primordialmente, é necessário levar a criança ao pediatra com urgência, caso apresente alguns desses sintomas:

  • Febre acima de 39° sem outros sintomas;
  • Vômitos incontroláveis, com mais de uma ocorrência de vômito em uma hora e Intoxicações por alimentos ou medicações;
  • Acidentes como queimaduras, quedas, engasgos e ferimentos profundos;
  • Dificuldade de respirar e falta de ar;
  • Convulsões, alterações de consciência e traumas na cabeça.

No caso de bebês com menos de três meses, caso apresente febre maior do que 37,8°, sem a presença de outros sintomas, já é necessário levá-la ao médico pediatra para uma avaliação médica.

Dia mundial do Pediatra

Por fim, agora que você já conhece a importância de um profissional de pediatria, podemos celebrar o Dia Mundial do Pediatra, comemorado no dia dia 27 de Julho, celebramos. Essa data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.

Nossos agradecimentos a todos os profissionais dessa área, que são fundamentais para garantir a saúde e um futuro saudável para nossos bebês e crianças!

Referências: REDE D’OR SÃO LUIZ, Centro Clinico Mãe de Deus; Quero Bolsa.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)