fbpx

Neste mês de Junho, comemoramos a “Semana do Meio Ambiente”, que vai do dia 1º ao dia 5, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A princípio, a iniciativa tem o objetivo de incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Preservação do Meio Ambiente

Sabemos que o planeta Terra sofre constantes danos. Contudo, olhando atentamente, podemos perceber as mudanças e infelizmente, sofremos com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. A questão é que não podemos apenas observar, então é preciso buscar alternativas de melhorias.

Assim, os principais problemas ambientais da atualidade são: Mudanças Climáticas; ou por exemplo, o Efeito Estufa e Aquecimento Global; Poluição da água e do ar, bem como a Destruição da Camada de Ozônio; Extinção de espécies; Chuva Ácida; Desflorestação; Além disso, desertificação e Poluição entre outros.

Você deve estar pensando: Como eu, uma única pessoa, posso salvar o planeta? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

Veja a seguir 5 dicas importantes para preservar o Meio Ambiente:

Preserve as árvores.

Em primeiro lugar, não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.

Cuide bem do seu lixo.

Nunca jogue lixo no chão, se atente, acima de tudo, a sempre se preocupando com o destino adequado para ele. Afinal, separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.

Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível.

Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. As roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar de decoração. Portanto, é importante sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

Reduza o consumo de água.

Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água, assim como, diminuir o tempo de banho.

Reduza o consumo de energia elétrica.

Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e além disso, apague as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.

Em conclusão, pense a respeito da vida das próximas gerações: como será que nosso planeta estará daqui há 50 anos? Existem várias formas de combater a destruição do meio ambiente e uma das principais delas é exercermos a nossa cidadania, agindo contra atitudes que desrespeitem a natureza, para que não tenhamos que enfrentar uma crise.

"O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver; a natureza luta para sobreviver para garantir a sobrevivência do homem."

https://www.todamateria.com.br/tudo-sobre-meio-ambiente

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)