fbpx

Enfim, chegamos a uma das melhores épocas do ano, a festa de SÃO JOÃO! De fato, o clima das festas costuma ser incrível, e todos nós gostamos de um arraial divertido e alegre sem falar nos pratos típicos que só de lembrar da água na boca! Tradicionalmente, as ruas se enchem de bandeirolas e muitas fogueiras. No entanto, por conta do isolamento social em decorrência da COVID-19, o arraiá esse ano vai continuar diferente do que estamos acostumados, mas isso não significa que não podemos nos divertir com a família em casa, de forma segura. 

Dessa maneira, que tal aproveitar esse clima de união com a família toda e preparar a sua própria festa junina? Além disso. Enfim separamos algumas dicas muito legais que vão te inspirar a fazer o seu arraial em casa. Olha só!

Casal comemorando o arraial em casa.

Decoração do arraial em casa

A festa pode até ser pequena, mas não é por isso que precisa ser menos animada e colorida. Portanto, chame todos que estão em casa para ajudar nos preparativos e entrar no clima junino e fazer o arraial em casa. A decoração é o espírito da festa junina, por isso, é indispensável! Confira algumas ideias de decoração para você preparar e deixar seu arraial ainda mais lindo:

  • Dá para usar espiga de milho para enfeitar a mesa, bolar uma fogueira decorativa feita com papel e apostar na toalha de chita;
  • Então Um ótimo suporte para os quitutes é o chapéu de palha. Use um guardanapo ou um tecido colorido para forrar o chapéu e está pronto!
  • Para deixar tudo com aquela carinha de São João, use uma toalha xadrez e não se esqueça das bandeirinhas! Elas fazem toda a diferença.

Comidas Típicas

Um Arraial em casa que se preze precisa ter comida típica. Portanto, aqui vão algumas sugestões de receitas fáceis de um clássico junino que todos nós amamos.

  • Milho (Pamonha; Milho na espiga; Creme);
  • Cachorro Quente;
  • Quentão;
  • Pé de moleque;
  • Maçã do Amor.

A comida além de ser fundamental em uma confraternização de São João, também é uma ótima decoração para a festa. Confira outras receitas clicando aqui, e enfeite a mesa do seu arraial de gostosuras!

Músicas para tocar no arraial em casa

As festas juninas mais modernas reúnem músicas de todos os gêneros, mas xote, baião, forró e sertanejo raiz ainda são os sons preferidos para criar o clima da festa. As tradicionais quadrilhas também devem ser lembradas! O importante é criar um clima alegre para todo mundo cantar, dançar e brincar à vontade!

Vestimenta Típica

Bem como nas festas juninas à moda caipira, os homens costumam usar: camisa (xadrez) ou branca com lenço xadrez; calças jeans com tênis, chapéu de palha e uma pintura de leve no rosto. Já no caso das mulheres, sapato com meia, bota de cano curto, vestido estampado rodado pouco abaixo do joelho e chapéu de palha geralmente com tranças. Ou seja, roupas coloridas e a pintura no rosto, como as pintinhas também estão liberadas. Não existe um certo ou errado, apenas use sua criatividade e vista-se como se sentir bem e alegre!

Brincadeiras

Em seguida mm bom arraiá precisa ter brincadeiras divertidas. Confira as dicas para reproduzir algumas em casa!

Correio Elegante

Separe uma cesta bem bonita e decorada, e coloque alguns cartões coloridos. Enfim combine com a família mandarem mensagens especiais uns para os outros ao longo do dia! Então se preferirem uma variação mais irreverente da brincadeira, escrevam pequenos desafios nos cartões, e quem receber vai ter que cumprir, sem saber quem propôs.

Jogo das argolas

Em uma caixa grande, coloque várias garrafas pets, uma do lado da outra, cheias de areia. Depois, é só deixar que as crianças tentem acertar a garrafa com uma argola, de longe. Você pode ainda pintar as garrafas com diferentes cores, dando um visual mais lúdico. Para os maiores, pode propor alvos mais desafiadores e dar pontos conforme a dificuldade do acerto.

Pescaria

Você vai precisar de uma cartolina, uma caixa grande com areia, dois clipes, uma vara de madeira e um fio de barbante. Imprima os nossos peixinhos e peça ajuda dos pequenos para colorir. Finque o peixe na caixa de areia, de forma que fique “de pé”, mas não seja tão difícil “pescar”. Coloque um clipe na “boca” do peixe, como se fosse um anzol. Enfim depois, amarre um fio de barbante em uma vara de madeira e coloque um clipe aberto para servir de anzol. Pronto, diversão garantida para toda a família!

Tiro ao alvo

Empilhe latas de alumínio em um formato de pirâmide e deixe que as crianças derrubem o maior número possível de latinhas com uma bolinha pequena, como uma bola de tênis ou até meias enroladas!

Encontro Virtual

Contudo, sua festa ficou tão legal! Agora, está na hora de dividir essa alegria com os amigos e o resto da família! A tecnologia está aí para nos ajudar a aproximar um pouco mais as pessoas, mesmo que virtualmente. 

Muito aplicativos e ‘softwares’ de videoconferência têm sido usados também nas festas e reuniões. Os mais populares são o Discord, Google Meet, Skype ou Zoom, e dá para fazer pequenas conferências até pelo WhatsApp! Enfim, é preciso pesquisar um pouquinho, escolher a plataforma preferida e melhor para todos os integrantes. Portanto, crie convites virtuais com os dados da festança, distribua nas redes sociais e pronto – seu arraial em casa está pronto, agora é só diversão!

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)