5 práticas de higiene para combater a disseminação do coronavírus dentro na sua casa e barrar antecipadamente a entrada no novo vírus no seu lar.

O que precisa fazer para afastar o Coronavírus do seu lar?

Desde que o novo Coronavírus se espalhou pelo mundo, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é evitar sair de casa, mas em algum momento a saída para a rua precisará acontecer. Para que o vírus não tenha chance de entrar na sua casa, apresentaremos 5 dicas sobre os cuidados necessários para manter o seu lar livre da COVID-19.

1. Higienize os cômodos da casa.

Utilize desinfetante ou uma solução de vinagre e água para limpar o piso. Atente-se para os cômodos mais críticos: banheiro e cozinha. Alguns objetos acabam passando batidos na faxina, como as maçanetas, corrimãos, controles remotos, interruptores e aparelhos eletrônicos e, por serem muito manuseados, é importante higienizá-los bem. Álcool 70% é uma boa opção para essa tarefa.

2. Cuidados com as roupas!

Para evitar contaminar o ambiente e superfícies do seu lar, retire as suas roupas e as separe em um lugar específico, seja no cesto de roupa suja ou mande direto para a máquina de lavar. O novo coronavírus, assim como o vírus da gripe, é cercado por uma membrana gordurosa vulnerável ao sabão.

3. É realmente necessário tirar o sapato antes de entrar em casa?

Sim. Os calçados podem servir de meios de transportes para o vírus. Sendo assim, sempre que for entrar em casa, o ideal é ter um espaço para já retirar os calçados e guardá-los em um lugar reservado, afinal o objeto possivelmente contaminado deve ser isolado. Por fim, se possível, limpe as solas do sapato com desinfetantes.

4. Mantenha as janelas abertas.

A circulação de ar evita que se crie mofo, vírus e bactérias. Portanto, é importante que todos os ambientes, sobretudo os mais úmidos, como o banheiro, por exemplo, esteja sempre arejados.

5. Devo lavar alimentos para evitar a contaminação do Coronavírus?

Primeiramente, não há provas que o vírus pode ser transmitido dessa forma, entretanto a higiene tanto das mãos antes do preparo, como dos próprios alimentos é importante para evitar não só o Coronavírus, mas também outras doenças como diarreia e virose. Sendo assim, o recomendado pelas autoridades sanitárias é lavar os alimentos em água corrente e usar, quando possível, uma solução higienizadora para garantir a eliminação do vírus.

Em conclusão, ao praticar alguns cuidados e estabelecer algumas rotinas, você garantirá a segurança da sua casa e da sua família. Dessa forma, o vírus não terá espaço para afetar o que realmente importa para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)