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Você sabia que 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água?

Pois é, a data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1992 e tem como objetivo colocar em pauta reflexões sobre esse recurso natural tão indispensável para a nossa sobrevivência.

Pensando nisso, centralizamos neste post algumas informações e dicas de como e porque devemos nos atentar a hidratação do nosso corpo e a preservação deste bem tão valioso e essencial para a humanidade. Confira:

A maioria de nos cresceu com a ilusão de que o acesso a água é vitalício e acabamos não cuidando tampouco valorizando este recurso como deveríamos, não é mesmo? Pois é…

Apesar do nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano e que uma em cada três pessoas no mundo não possua acesso à água potável.

Isso mesmo, três bilhões de pessoas não possuem condições básicas para higiene, como lavar as mãos, por exemplo. Tal precariedade está relacionada a uma série de doenças que afetam as comunidades ao redor do mundo-  como a própria Covid-19 – que se tornou uma pandemia mundial e da qual estamos lutando para combater até hoje.

Algumas outras doenças provenientes da falta de água e higienização das mãos:

  1. Rotavírus
  2. Gripes e resfriados
  3. Conjuntivite
  4. Infecção por salmonela
  5. Doença mão-pé-boca
  6. Mononucleose
  7. Hepatite A
  8. Infecções gastrointestinais
  9. Varicela (catapora)
  10. Candidose (candidíase)

BENEFÍCIOS DA ÁGUA PARA A NOSSA SAÚDE

Além de suma importância para evitar enfermidades e elevar a qualidade de vida dos seres humanos, a água ainda compõe cerca de 70% do nosso corpo e é considerada um solvente universal, fundamental para a realização de diversas funções em nosso organismo, entre elas:

  • Limpa as impurezas do nosso corpo por fazer parte da urina, por exemplo, colabora para a eliminação de substâncias tóxicas.
  • Constitui o plasma sanguíneo que transporta substâncias como sais minerais e nutrientes
  • Protege nossos ossos contra o atrito nas articulações.
  • Manutenção da temperatura corpórea
  • Participa das composições do suor e lágrimas colaborando com a limpeza das estruturas da pele e córneas.

Além dos benefícios citamos acima a ingestão de água é uma forte alinhada no combate a acnes, estrias e celulites e na diminuição do inchaço. Dessa forma, ajuda no processo de emagrecimento.

Ela é igualmente eficaz na prevenção do aparecimento de pedras nos rins, na melhora da circulação sanguínea e no combate a prisão de ventre.

Tratando-se de estética, o consumo de 8 copos de água (2 litros) diários colabora para a hidratação da pele, unhas e cabelos, além de retardar os processos de envelhecimento.

Sintomas de desidratação

Primeiramente, quando falta água em nosso corpo, os sinais de desidratação como sede, lábios rachados, boca seca e urina escura começam a parecer. Eles podem vir seguidos de dores de cabeça, náuseas e confusão mental (claro, em níveis mais profundos de desidratação).

Aliás, um bom termômetro para avaliar o nível de hidratação do seu organismo é avaliando a coloração do seu xixi. Toda vez que a notas mais escura, capriche nos goles d´agua durante o dia.

A água é tão imprescindível para a nossa sobrevivência que nosso organismo consegue ficar dias a fio sem alimentos mas não tanto tempo sem água.

COMO BEBER MAIS ÁGUA:

A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 2 litros de água diários para a hidratação e bom funcionamento do organismo de um adulto. Claro que a medida pode variar de acordo com as necessidades e estilo de vida de cada um.

Por exemplo, quem pratica exercícios físicos possui maior necessidade de repor líquidos. Em épocas ou lugares mais quentes, a quantidade também deve se adequar as condições climáticas.

Sob o mesmo ponto de vista, uma criança não tem necessidade de ingerir essa quantidade e sim, um volume proporcional ao seu peso e altura.  

Transforme a garrafinha de água em sua melhor amiga!

Primeiramente providencie a sua! Hoje em dia encontramos facilmente em lojas de departamento, de variados modelos e tamanhos. Vale reutilizar as plásticas, caso não queira gastar, mas atenção especial para a higienização e substituição frequente, ok?

Em seguida faça dela sua fiel companheira…Na bolsa, na mesa de trabalho, no móvel ao lado de sua cama…se comprometa a levá-la com você nas mais diversas situações. No começo pode parecer difícil incluí-la na sua rotina, mas controlar o volume e número de vezes que você enche sua garrafinha te garantirá o cumprimento da meta – 2 litros diários – mais facilmente.

Não se esqueça da higienização

Basta lavar bem com água e detergente neutro. Em seguida, misture 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária, coloque a solução dentro da garrafa e deixe de molho por 40 min. Prontinho!

Ok, mas posso substituir a água por outras bebidas?

Apesar de serem líquidos e conterem água em sua composição, sucos industrializados e refrigerantes não devem entrar na conta dos 2 litros, ok? Uma boa opção, caso queira diferenciar o consumo, é a água de coco natural que é excelente para a hidratação, possui poucas calorias e mais potássio do que consumir 4 bananas.   Além disso, a água mineral com gás pode ser uma boa substituta, mas sem exageros.

APOSTE NOS ALIMENTOS CERTOS

Por fim, outra boa dica para turbinar a hidratação do seu corpo é investir em alimentos que contenham uma boa quantidade de água em sua composição. Boa parte dos listados abaixo contém até 80% em sua composição:

  • Melancia
  • Morango
  • Framboesas
  • Abacaxi
  • Pepino
  • Abobrinha
  • Tomate
  • Couve-flor

VAMOS ECONOMIZAR MAIS ÁGUA?

Algumas pequenas atitudes economizam litros e litros de água. Vamos juntos cuidar do nosso futuro?

  • Antes de tudo, repare pequenos danos e vazamentos hidráulicos: torneira pingando, descarga do vaso sanitário desregulada, mangueira mau fechada – são diversas as formas de desperdiçar água sem notarmos. Se atente a esses detalhes.
  • Use água de reuso: isso mesmo! Sempre que puder, reaproveite água limpa para outra finalidade. Para molhar as plantas, lavar garagem, por exemplo.
  • Evite banhos demorados e feche as torneiras enquanto escova os dentes.
  • Ensaboe a louça de uma só vez e só abra a torneira para enxaguar tudo de uma só vez.
  • Otimize tempo e água ao usar a máquina de lavar roupa: limite a quantidades poer semana
  • Para lavar carros, quintais ou calçadas use baldes e evite a mangueira
  • Para finalizar, conscientize outras pessoas ao seu redor da importância de preservar nossa água.

Portanto, temos motivos, opções e sabores de sobra para nos hidratarmos e cuidarmos das fontes deste recurso tão essencial para as nossas vidas. Viva a água!

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