fbpx

Você sabia que ao doar sangue apenas uma vez, já é possível salvar quatro vidas? Aqui falamos sobre mitos e verdades que envolvem o procedimento.

Dúvidas

Por que o diabético não pode doar sangue?

Diabético que não pode doar sangue é aquele que chamamos de insulino-dependente; ou seja, com necessidade de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em conseqüência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

Por que pessoas com peso inferior a 50 kg não podem doar sangue?

O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

Menores de 18 anos podem doar?

De acordo com a legislação do Brasil, que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, a idade minima para doação de sangue é 16 anos. Informações sobre documentos necessários e formulário de autorização estão disponíveis em requisitos básicos para doação.

A doação de sangue é permitida durante a amamentação?

Não. A amamentação impede a doação de sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.

Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado?

A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres. Esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue.

Qual o intervalo recomendado para doação de plaquetas?

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e uma doação de plaquetas é de 56 dias; entre plaquetas e sangue, 72 horas. O número máximo de doações de plaquetas, por mês, é de 4 doações; e por ano, 24 doações.

Fonte: ProSangue

Para saber mais informações ou agendar seu horário, acesse o site do ProSangue.

É rápido, fácil e seguro!
Acesse nossas outras matérias relacionadas a saúde e bem estar:

7 atividades para recuperar sua saúde mental

Telessaúde: o que é e quais são sua vantagens?

Prevenção é a arma para combater a COVID-19

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)