No universo da alimentação saudável, o Kombucha é uma das tendências que mais cresce no mundo. Potente por causa dos diversos benefícios que oferece à saúde, a bebida vem ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros.

Mas afinal, o que é Kombucha?

Kombucha é uma bebida feita a partir de uma fermentação de um chá doce que contém uma grande variedade de vitaminas e minerais muito saudáveis para o nosso organismo. O que ativa a produção desses organismos é uma colônia de bactérias chamada “Scoby”. Isso faz com que o Kombucha se torne uma bebida probiótica, ou seja, fermentada por micro-organismos vivos que atuam no equilíbrio da flora intestinal.

A bebida também é rica em vitaminas do complexo B (gera energia) e vitamina K (responsável pela coagulação sanguínea). O gosto do kombucha é agridoce, ácido e aromático. Lembra uma sidra ou um guaraná suave. Inclusive, por ser gaseificado, pode ser uma ótima opção para substituir o refrigerante!

Em suma, a bebida é saborosa, refrescante e energética. Além disso, ela melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico.

Quer saber mais sobre os benefícios da Kombucha?

1. Emagrece!

Por estimular o metabolismo, limitar a acumulação de gordura, regular o apetite e conter ácido acético que age como um desintoxicante do organismo e elimina as toxinas, o Kombucha auxilia na perda de peso. Sendo assim, unir a bebida aos exercícios físicos pode ser uma combinação poderosa.

É desintoxicante

Elimina as toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.

Dá energia

A bebida produz ferro, nesse sentido, ajuda na produção das hemácias – responsáveis por distribuir o oxigênio pelo organismo. Como resultado, a boa oxigenação no corpo promove energia. Se você faz parte do grupo Melhor Idade X Exercícios Físicos, aproveite o gás que a bebida proporciona e turbine os seus treinos.

Potencializa o sistema imunológico

Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante (rica em vitaminas C, K e do complexo B), a bebida fortalece o sistema imunológico.

Retarda o envelhecimento

Combate o envelhecimento precoce porque é rico em antioxidantes.

É um antibiótico natural

O Kombucha contém bactérias benéficas à saúde. Sendo assim, ao ingerir a bebida, essas bactérias boas combatem as ruins ( as que causam infecções e intoxicação alimentar).

O colesterol diminui e combate a Gastrite

Estudos recentes apontam que, em apenas 10 dias, a bebida pode diminuir de 45% a 52% o nível de colesterol. Além disso, o Kombucha combate a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite.

Onde encontrar a bebida?

Você pode comprar em lojas online

As garrafinhas prontas podem ser encontradas na internet ou em lojas de produtos naturais.

Kombucha vih

Em São Paulo, a empresa Vih! comercializa 10 mil garrafas por mês em uma sítio em Itú (SP). Você encontra a bebida tanto no site da empresa quanto no Kombucha Bar – localizado na capital paulista.

Você pode fazer em casa

Antes de mais nada, para fazer uma Kombucha, você vai precisar da colônia de bactérias (Scoby) que custa em média R$ 38.

Kombucha em casa

Do que você vai precisar:

  • 1 elástico ou barbante;
  • 2 litros de água mineral;
  • 1 recipiente/garrada de vidro que caiba 2 litros de água;
  • ¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g);
  • 1 Scoby;
  • 4 ou 5 saquinhos de chá preto ou verde (ou 7 gramas de chá preto/verde);
  • 1 xícara de chá já fermentado.

É necessário preparar chá verde ou chá preto. Depois que o chá estiver pronto, ele deverá ser adoçado. Com o chá frio e adoçado, passe o líquido para uma garrafa ou outro recipiente de vidro e coloque o chá fermentado. Feito isso, adicione o Scoby e, em seguida, cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico ou barbante. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem luz direta.

Quando a bebida estiver pronta, é preciso retirar o scoby, que estará maior, já que as bactérias se multiplicaram no processo de fermentação, colocá-lo em um recipiente novo com um pouco do líquido que se formou e guardá-lo na geladeira. Como resultado, o líquido restante já é a bebida pronta.

Por fim, você também pode acrescentar frutas e outras especiarias ao Kombucha para dar mais sabor e potência à bebida. Em um pote de vidro adicione o Kombucha preparado acrescente e saborize como quiser. Mexa bem e feche o recipiente para que a fermentação aconteça. Espere 24 horas para que ela aconteça e sirva normalmente. Crie novas combinações e divirta-se!

Quais os cuidados são necessários ter?

Primeiramente, se você decidir fazer o seu Kombucha em casa, deve se atentar para a quantidade de bactérias cultivadas. Evite os excessos. O mesmo vale para a quantidade diária da bebida que você ingerir. Beber em excesso pode causar distúrbios intestinais, como diarreia, estufamento, náuseas, vômito e desconforto gastrointestinal. Portanto, é recomendável que tome, no início, de um a dois copos de Kombucha por dia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos em suas redes sociais.

Leia também

1 comentário

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)