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O que é?

O colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e está presente no Fígado; Nervos; Coração; Intestinos; Cérebro; Pele e Músculos.

Tipos de Colesterol

A princípio, existem diferentes tipos – HDL, LDL e VLDL -, sendo que o organismo fabrica a maior parte do que necessita. Também é encontrado em alimentos de origem animal, como ovo, carne e leite.

  • HDL: é conhecido como o tipo “bom” de colesterol, pois está ligado a uma proteína que o transporta do sangue para o fígado, onde é eliminado nas fezes, caso esteja em excesso;
  • LDL: é o popular colesterol “ruim”, que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.
  • VLDL: também conhecido como lipoproteína de densidade muito baixa, é também um tipo de mau colesterol, assim como o LDL. Isso porque os seus valores elevados no sangue levam ao acúmulo de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças do coração.

Ou seja, quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o fígado produz mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.

De acordo com dados da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2016, realizado em todo o país, os índices elevados de colesterol são mais frequentes em mulheres (25,9%) do que em homens (18,8%). Adultos entre 55 e 64 anos são os mais afetados (41%).

Contudo, os valores de referência para homens e mulheres, deve ser menor que 190 mg/dl. Valores superiores a este são considerados altos e é importante procurar um médico para iniciar o tratamento adequado.

Principais passos para controlar os níveis de colesterol:

  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar a obesidade e o sobrepeso;
  • Reduzir o consumo de açúcares e carboidratos;
  • Praticar exercícios físicos com frequência (3 a 5 vezes por semana);
  • Consumir gorduras poli-insaturadas  ricas em ômega-3 (presentes nos peixes, como por exemplo: salmão e sardinha).

Hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios é a melhor forma de manter a taxa de colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL) em um nível saudável, assim, afastando o risco de infartos, derrames cerebrais e outras doenças.

Acima de tudo, o colesterol é uma gordura essencial para o corpo, porém, devemos nos atentar para manter o nível ideal. De acordo com especialistas, a melhor forma de controlar o colesterol e, por consequência, prevenir doenças relacionadas ao entupimento de artérias, é ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para acompanhamento clínico e adotar um estilo de vida saudável, com atividade física regular e alimentação equilibrada.

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Referências: Pfizer; Notícias R7; Hermes Pardini; Governo do Brasil.

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