Chatas, assim são vistas as famosas manchas brancas na pele chamadas de pano branco. Alguns conseguem resolver o problema em poucos dias, já outros passam anos e anos com o fungo. Tratamentos desde pomada, comprimidos a receitas caseiras são levados em conta quando o objetivo e eliminar o problema também conhecido como micose de praia.

E, por falar em praia, o fim do ano está aí e o período é sinônimo de dias de sol, banho de mar e festas. Você é do tipo que se constrange por conta das manchas brancas na pele? Quer resolver de uma vez por toda esse problema? Sendo assim, confira a seguir como evitar e de que modo tratar o pano branco.

Primeiramente, o que é o Pano Branco?

Chamado por muitos de micose de praia, em resumo, o pano branco é um fungo que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. Logo, ao invés da pele ter uma só coloração, algumas partes adquirem um aspecto mais branco, isso porque, nelas estão presentes o fungo.

Essas manchas podem ser só brancas? Não. Elas também podem ter uma coloração avermelhada ou acastanhada. Além disso, elas descamam de descamar e se espalham facilmente pelo corpo, especialmente nas áreas mais oleosas.

Além da pele oleosa, conheça outras causas que podem desencadear no surgimento do pano branco:

Fatores Externos

  1. Calor e umidade;
  2. Ambientes como praia e piscina;
  3. Atividades frequentes que causam excesso de suor;

Fatores Internos

  1. Desnutrição;
  2. Genéticas;
  3. O uso de anticoncepcionais;
  4. Má higiene da pele;
  5. Imunodepressão.

Vale pontuar que o fungo responsável pela micose habita naturalmente a pele de todas as pessoas, ou seja, mesmo não tendo pano branco, o fungo está presente na sua pele e se/quando entrar em condições favoráveis para o crescimento das manchas, ele se desenvolve.

O fungo se prolifera em regiões do corpo mais seborreicas, como no couro cabeludo, pescoço, dorso e tórax anterior. Afinal, é nos poros que eles vivem, se alimentando da “gordura” que existem nessas partes do corpo.

Quer descobrir como evitar essa proliferação? Vamos lá.

  1. Mantenha o corpo limpo e seco;
  2. Use roupas leves e confortáveis;
  3. Deixe sempre a pele bem arejada;
  4. Depois de praticar algum esporte, tome banho;
  5. Troque as meias e roupa interior todos os dias;
  6. Use sabonetes queratolíticos (ajudam na desobstrução dos poros e no combate a oleosidade);
  7. Aposte em shampoos antifúngicos durante o banho;
  8. Prefira filtros solares em spray ou que possuem toques mais secos livres de óleos;
  9. Evite o uso de cremes muito oleosos nas regiões com maior predisposição às manchas.

Eu já tenho as manchas brancas. O que fazer?

Antes de tudo, consulte um dermatologista para tratar adequadamente a sua pele.

Em resumo, o tratamento para a eliminação no pano branco é feito com uso de medicamentos antifúngicos, como Fluconazol ou o Cetoconazol, por exemplo. Dependendo do nível do problema, shampoo, spray, loção podem ser adicionados para combater a proliferação do fungo.

Não só isso, mesmo depois do tratamento, as manchas podem continuar lá! Isso porque é necessário tempo para que o corpo volte a produzir melanina na região das manchas. E tem mais, a infecção pode voltar! Dependendo do caso, às vezes é necessário fazer um tratamento de prevenção, principalmente quando o tempo estiver quente e úmido, por exemplo. Isso consiste em continuar com os remédios uma a duas vezes por mês.

Quais as melhores soluções para tratar a micose de praia?

Pomada ou creme: cetoconazol, clotrimazol ou terbinafina, por exemplo, que podem ser usados na região afetada até desaparecerem as lesões, o que poderá demorar cerca de 1 a 3 semanas, até mais.

Comprimido ou cápsula: itraconazol, fluconazol ou cetoconazol.

Lembre-se, para saber qual solução é a melhor para você, procure um profissional da área, ou seja, consulte primeiro um dermatologista, ok?

Tratamento natural

Para acelerar a eliminação, use sabonete de enxofre ou solução com bicarbonato de sódio e água. Ambos contêm propriedades antifúngicas e antibacterianas, ou seja, são bons para curar a micose.

Seno assim, agora que você já aprendeu como evitar e tratar as machas causadas pela micose de praia, que tal descobrir 5 cuidados que não necessários ter com a pele durante a estação mais quente do ano? O verão tá aí e quando a temperatura muda, a pele demanda ainda mais atenção.

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)