fbpx

O Dia Mundial sem Tabaco é uma data celebrada anualmente no dia 31 de maio. Criada pelos Estados membros da Organização Mundial da Saúde, a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias da indústria do tabaco e as ações da Organização Mundial da Saúde para o controle do tabagismo.

Por que as pessoas começam e continuam a fumar?

Ainda hoje às pessoas consomem esse produto, mesmo sabendo dos malefícios que o cigarro causa em nossa saúde. De maneira geral a possibilidade do encontro com a droga se dá na  adolescência, fase caracterizada por muitas transformações físicas e emocionais , angústias e busca de respostas.

A publicidade, o fácil acesso à compra e o baixo preço dos cigarros, além da tentativa de serem aceitos por grupos de amigos fumantes, incentiva o jovem a experimentar cigarros, tornando-se em um futuro próximo um dependente de nicotina. Vários fatores que levam as pessoas a fumar, a maioria dos fumantes torna-se dependente da nicotina antes dos 19 anos.

Separamos para você, 4 motivos para você parar de fumar AGORA! Vejo quais os principais danos causados a nossa saúde.

1- Fumar aumenta o risco de desenvolver doenças e problemas de saúde:

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversos tipos de câncer, como o câncer de boca, faringe, laringe e esôfago. Porém, o tipo de neoplasia mais fortemente associado ao cigarro é o câncer de pulmão tanto que os fumantes têm 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver essa doença em relação aos não fumantes. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes.

2- Envelhecimento precoce e problemas de autoestima:

A nicotina e as demais substâncias químicas do cigarro causam uma série de danos à pele e aos dentes. Os fumantes são mais propensos a terem problemas de mau hálito e o fumo tende a deixar os dentes mais amarelados, dando um aspecto de envelhecimento precoce. Se você fuma, a pele do seu rosto também está em jogo. Acontece que o tabaco é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda.

3- Causa riscos à gestação e pode apresentar problemas relacionados à infertilidade.

Para mulheres fumantes, as condições mais comuns incluem antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais e menor qualidade dos óvulos e embriões. Já no caso dos homens, o cigarro afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozoides, piorando o potencial de fertilização.

4- Prejudica a sua saúde mental.

Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional e comportamental de quem fuma. Segundo o INCA, a nicotina faz com que o cérebro libere substâncias responsáveis pela sensação de prazer. Com o tempo, ele se adapta e passa a pedir doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de prazer e satisfação. Aí começa o processo de dependência.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo quando o fumante já está com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A partir do momento em que você decide abandonar o cigarro, seu corpo começa a se comportar de maneira diferente:

  • Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
  • 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
  • 2 dias sem cigarro, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
  • 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
  • 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. Você consegue!

#hebromcuida

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)