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Como tornar a alimentação das crianças mais saudável.

Bem como a maneira que nos alimentamos durante nossa infância pode ter consequências duradouras ao longo da vida, e por esse motivo, é importante se atentar a alimentação de nossos pequenos. A nutrição infantil tem como objetivo encorajar a adoção de hábitos sadios de alimentação, ou seja propondo um melhor entendimento sobre o percurso alimentar habitual e distinguir os problemas de alimentação comuns, controlando os maus hábitos alimentares. Os pais têm um papel fundamental na promoção da alimentação saudável, ou seja começando desde o início com a amamentação até a alimentação diária.

Uma boa alimentação é necessária em todas as idades, mas quando falamos em alimentação para crianças sabemos que isso é um grande desafio, e podemos confirmar isso por meio do número de pesquisas na internet, como por exemplo: “O que fazer para o meu filho comer? Mas vejamos ” ou “Meu filho não come”. Estas dúvidas surgem porque nesta fase os hábitos alimentares das crianças ainda estão sendo estabelecidos e ao mesmo tempo a criança já possui preferências alimentares e também recusas significativas que acabam preocupando os responsáveis.

A obesidade infantil é um grande desafio em nosso País, pois de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 29,3% das crianças entre 5 e 9 anos estão com excesso de peso.

Além disso, a mudança dos hábitos alimentares é a etapa mais difícil na infância, pois as crianças ainda não entendem os danos que a má alimentação pode causar sobre a saúde e ainda, necessitam da disponibilidade de pais ou responsáveis para realizar suas refeições, daí a importância que os cuidadores exercem sobre a alimentação das crianças, que deve considerar outros aspectos além do nutricional, como o afetivo, cultural, econômico, social e a fase de desenvolvimento atual da criança.

Enfim 9 hábitos básicos importantes para a manutenção da saúde das crianças:

  1. Procure incentivar as crianças a experimentar frutas e verduras;
  2. Ensine a criança a fazer escolhas adequadas para a criação de hábitos alimentares saudáveis ao decorrer da vida;
  3. Atenção a quantidade de sal excessivo nos alimentos, muito utilizado em alguns temperos prontos;
  4. Estimule a atividade física, como andar de bicicleta, pular corda e outros;
  5. Procure não oferecer refrigerantes e doces como recompensa para a criança;
  6. Evite oferecer salgadinhos, biscoitos recheados e outros alimentos prejudiciais a saúde e procure ofertar frutas, sucos, iogurtes e alimentos mais saudáveis (não esqueça de ler os ingredientes dos alimentos);
  7. Incentive refeições com a família, sem a interferência de eletrônicos;
  8. Procure realizar as refeições em locais sossegados;
  9. Não esqueça, procure auxílio de um profissional de saúde habilitado para introduzir a alimentação complementar.

Ou seja quais nutrientes são mais importantes para as crianças?

Vitamina A – Vegetais folhosos verde-escuro, vegetais e frutas amarelo-alaranjadas, brócolis, couve, abacate, beterraba, cenoura, laranja, figo, ervilhas;

Vitamina C – Pimentão amarelo, mamão papaia, brócolis, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, morango;

Zinco – Ovos, carnes vermelhas, nozes e leguminosas;

Vitamina D – Peixes como salmão, ovos, leite e derivados;

Complexo B – Peixes, castanhas, amendoins, gema de ovo, abacate, couve, espinafre.

Portanto, é certo dizer que a nutrição infantil tem um papel importante tanto no crescimento físico da criança quanto no desenvolvimento neuropsicológico e no combate a diversos tipos de patologias que atingem, principalmente, as crianças. E lembre-se, a melhor estratégia para melhorar os hábitos saudáveis é o exemplo. Seja participativo com a criança e adote atitudes saudáveis. Caso tenha dúvidas, procure um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada. 

Referências
Nutrição infantil: quais são os nutrientes e hábitos importantes
Nutrição infantil | Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

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