fbpx

Os benefícios da caminhada vão além da atividade física.

Um exercício democrático, que não exige habilidade, gratuito e pode ser feito em qualquer idade, a qualquer hora do dia. Parece perfeito né?

Não à toa, especialistas indicam a caminhada como modalidade ideal para sair do sedentarismo e tornar-se um exercício físico regular.

Isso porque caminhar gera excelentes benefícios para o corpo, entre eles, a prevenção de doenças cardíacas, osteoporose, canceres de ovário e mama e de algumas doenças crônicas. Reforçando que isso vale tanto para caminhadas na esteira como ao ar livre.

Para te convencer a iniciar seu programa, listamos outros bons motivos para a adesão da prática, além de dicas com um passo a passo de como se preparar para a modalidade. Vale a pena ler!

CAMINHADA: conheça outros benefícios

Estimula o funcionamento do organismo e melhora a saúde

Quando o nosso corpo está em movimento todo o organismo desperta para trabalhar de forma mais eficiente. Sendo assim, órgãos como os pulmões e intestino entram em equilíbrio, os sistemas circulatório e cardiovascular são estimulados e consequentemente, as chances de desenvolver doenças como a hipertensão e diabetes diminuem consideravelmente.

Como resultado do hábito de caminhar regularmente, também está a regularização dos níveis de colesterol do corpo – agindo na diminuição da produção de gorduras ruins ao organismo – e no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Emagrece, tonifica os músculos e melhora a pele

Continuando, caminhar com frequência faz com que o corpo queime calorias mais facilmente incentivando que a gordura acumulada seja usada como fonte de energia para o organismo. Seguido disso, surgem então mais benefícios, como o fortalecimento dos músculos, principalmente coxas, glúteos e abdômen, que geram maior resistência ao corpo.

Outro ponto importante é a melhora do aspecto da pele, que fica mais viçosa, firme e rejuvenescida. Ela ainda, melhora a aparência das celulites, uma vez que as células de gordura tendem a diminuir.

Aumenta a sensação de bem-estar e alivia o estresse

Caminhadas estimulam a mente e promovem a oxigenação do cérebro, em outras palavras, aguçam e desenvolvem a memória e concentração.

Por isso o termo “sair para dar uma espairecida” é sim uma ótima saída em momentos estressantes ou quando precisamos de inspiração. Uma das explicações é que, ao caminhar, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, sendo assim, promove uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Caminhadas ao ar livre, principalmente próxima da natureza ou áreas verdes, melhoram a saúde mental e nos afastam de transtornos como ansiedade e, pânico e até depressão.

Diminui a sonolência e controla a vontade de comer

Somado a tudo que já descrevemos, caminhar melhora a qualidade do nosso sono. Isso porque o gasto de energia durante a prática ajuda no relaxamento físico, consequentemente, em uma boa e revigorada noite de sono.

Para finalizar, 20 minutos diários da prática é uma ótima aliada no controle da fome e vontade excessiva de consumir doces. Isto é justificado devido a liberação de hormônios que relaxam e combatem o estresse – fatores comuns em pessoas que lidam compulsivamente com a comida.

Agora que você já sabe como a caminhada pode mudar a sua vida, é chegada a hora da largada! #partiucaminhar

CAMINHADA: comece agora mesmo

Primeiro passo: se prepare!

  • Roupa e tênis

Escolha peças leves e confortáveis para caminhar. Nada de jeans ou tecidos muito grossos. O uso de um tênis confortável com meias também faz toda a diferença. Para finalizar, não esqueça do protetor solar e, caso opte por horário mais quente, é indicado o uso de bonés e óculos escuros.

  • Hidratação e Alimentação

Tão importante quanto os itens acima, são os cuidados com a alimentação e hidratação pré e pós caminhada. Por isso, tome bastante água e opte por alimentos saudáveis como frutas, mix de nuts, iogurtes e lanches naturais.

  • Atenção para o alongamento e postura

Lembre-se de alongar braços e pernas antes e depois do exercício, com a finalidade de evitar lesões e dores. Durante sua caminhada, mantenha a barrida contraída, a coluna sempre reta e o olhar para frente. Por certo, estes cuidados irão intensificar o trabalho dos músculos durante a modalidade.

  • Frequência e velocidade

Especialistas sugerem pelo menos meia hora de caminhada por dia, tempo que pode ser dividido em treinos mais longos com menor frequência, por exemplo. Você poder criar seu próprio cronograma. Se tiver, disponibilidade todos os dias, perfeito. No entanto, se preferir alternar os dias, amplie o tempo em movimento. Por fim, é importante destacar que o ritmo da caminhada deve ser uma ou duas vezes mais rápida que o seu andar no dia a dia. Sim, rodinha no pé. 🙂

Transforme atividades cotidianas em + caminhada

Substitua escolhas cômodas por mais saudáveis, ou seja, se aproveite das tarefas diárias para movimentar seu corpo. Pequenas mudanças geram melhores resultados a longo prazo. Acredite!

Algumas sugestões de trocas inteligentes (e mais saudáveis):

  • Em princípio, troque os elevadores pelas escadas
  • Passeie por mais tempo ou maior frequência com seu cachorro
  • Desça um ou dois pontos de ônibus antes e vá andando ao seu destino. Isso também vale para estações de metrô e CPTM.
  • Para pequenos trajetos, deixe o carro em casa e vá andando. Você ainda se livra do trânsito e de pagar estacionamento.
  • Passe mais tempo ao ar livre – conheça as praças e parques próximos de sua casa. Sem dúvida, você irá se surpreender com a quantidade de situações interessantes ao seu redor.

Encontre um (a) parceiro (a) de caminhada

Uma companhia durante a atividade física traz ótimos benefícios para a prática. Vale irmã, amigo, filha, sogro… seja como for, a intenção com essa dica é ter um incentivador para o seu processo. Além de motivar um ao outro, estreita a relação, cria um espaço para trocas e conversas, além de te ajudar a nem reparar nos ponteiros do relógio.

Solte o som, Dj!

Criar uma playlist com músicas empolgantes ou com as suas preferidas deixará o momento ainda mais prazeroso. Outra dica, é colocar a quantidade de faixas musicais proporcionais a duração do exercício, como forma de delimitar o início e término da caminhada. Essa tática, diminui as chances de parar o exercício antes do tempo programado. Gostou? Então, som na caixa! Ah, caso queira se aprofundar no tema, você encontra em nosso blog: Os 9 poderes que a música tem.  

Tecnologia a seu favor

Hoje em dia, estão disponíveis diversos aplicativos gratuitos que estimulam a prática da caminhada. Os apps contam com metas e relatórios que ajudam a te manter no foco e, sobretudo, te impulsionam a superar seus atuais resultados.

Só para exemplificar, listamos alguns disponíveis tanto para Android como Apple.

  • Strava
  • Runtastic
  • Pedômetro
  • RunKeeper
  • Sports Tracker Running Cycling.

Por certo, você irá se adaptar a algum deles.

Aproveite o momento

Além dos benefícios para a saúde do qual já falamos, caminhar e se atentar aos detalhes por onde passa – e que de carro ou qualquer outro transporte acabamos não notando – lhe trará ótimas surpresas. Lugares, pessoas e a sensação de se conectar com o momento presente farão a experiência ainda mais completa.

Certamente, agora não lhe faltam motivos para começar a caminhar, certo?

Em resumo, faça isso por você, melhore sua saúde e aproveite todos os benefícios que uma boa caminhada pode lhe oferecer!

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)