#MAIO AMARELO

Você sabe a importância do Maio Amarelo?

Maio Amarelo é um movimento criado com o objetivo de alerta a população mundial para o alto índice de acidentes de trânsito no mundo.

Hoje o mundo conta com uma alta demanda de mortes por acidente de trânsito, em 2009 a OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um estudo que contabilizou cerca de 1,3 milhões de mortes . Parando para contabilizar tudo isso, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e esses números são chocantes.

Você sabia que hoje no Brasil a cada 15 minutos morre uma pessoa por acidente de trânsito?

Contabilizando a faixa etária das vítimas de acidentes, primeira faixa de idade é de 15 a 29 anos, segunda de 5 a 14 anos e a terceira de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de U$ 518 bilhões por ano com um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoa sobreviverão aos acidentes, porém com traumatismos, ferimentos e sequelas. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas.

Iremos abordar uma reflexão de conscientização, com cuidados necessários à serem seguidas sobre trânsito; você por acaso sabe quais são eles? Tomar tais precauções pode salvar sua vida e dos seus familiares, amigos e demais pessoas.

Confira à seguir as medidas de segurança:

1. Evite o uso do celular no Trânsito

Parece ser óbvio, porém muitos dos acidentes são causados por este pequeno descuido, fique atento ao volante e no trânsito.

2. Bebida e volante não combinam, de jeito nenhum!

Você provavelmente já sabe a importância de não beber e dirigir (se não sabe, deveria saber!). Porém, existe pessoas que ainda procuram se arriscar e desrespeitar essa regra. Atualmente, a multa por embriaguez no volante pode chegar a R$ 2.934,70 ou até mesmo levar o condutor até a prisão e sem opção de fiança. E o pior de tudo é o risco de tirar a sua própria vida ou a do próximo. Já parou para pensar na responsabilidade que você tem de dirigir por você e outras pessoas?

3. Dentro do Carro, lugar de criança é na cadeirinha.

A cadeirinha tem uma importância gigantesca, além de acomodar confortavelmente a criança, ela salva vidas. Atualmente é proibido crianças com menos de 10 anos de idade se acomodarem no banco da frente e também ir no colo de algum responsável . hoje ter uma cadeirinha além de ser uma obrigação, é a melhor opção, colocando a criança atrás do banco do passageiro, garantindo o conforto e segurança da criança durante a viagem.

4. Use o cinto de segurança!

Muitas pessoas ainda ignoram esse item de segurança, que é obrigatório por lei. Ele já vem implantando no carro, e pode salvar sua vida; um exemplo: pense em um acidente onde o carro bateu em um poste com uma velocidade de 150 km, se a pessoa estiver sem cinto, automaticamente ela vai ser arremessada para fora do veículo e a chance de sofrer danos é muito maior; agora, se o condutor usar corretamente o cinto de segurança e bater no poste em alta velocidade, o cinto irá segurar o impacto da batida, dando tempo de abrir os airbags do seu carro. Perceba como pequenos atos podem salvar a sua vida.

5. Confira a situação do seu carro com frequência.

É muito importante seu vínculo estar com a revisão em dia, se atente aos:

  • Freios;
  • Direção;
  • Pneus;
  • Faróis;
  • entre outros.

Seguindo estes alertas você pode salvar vidas!

Abrace essa causa, compartilhe em suas redes sociais e nos ajuda a conscientizar mais pessoas sobre os riscos de acidentes de trânsito e como adotar medidas mais seguras.

#hebromcuida

Fonte de apoio: https://maioamarelo.com

O que achou do post? Deixe aqui seu comentário. :)