Campanhas Julho Verde/Amarelo

11 de janeiro de 2022

Conheça mais á respeito das CAMPANHAS JULHO VERDE/AMARELO

No mês de Julho, iniciamos duas campanhas importantes para a saúde. Em seguida, separamos informações para o conhecimento, tratamento e prevenção dessas doenças, confira:


Campanha Junho Amarelo


Contudo, Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, campanha essa que tem como a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da doença; bem como alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B e buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.


O que são as Hepatites?


Afinal, as hepatites virais são doenças provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). Elas são um grande problema de saúde pública, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, destacando os tipos B e C. De acordo com os especialistas, esses dois tipos de vírus são os que mais preocupam as autoridades sanitárias, uma vez que podem evoluir e se tornarem crônicos; causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. O tipo C, é o maior causador de óbitos por hepatites no país.


Dessa forma, a transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez.


Incidência


Eventualmente, de 2000 a 2018, foram registradas 74.864 mortes no Brasil por causa das Hepatites. A hepatite C concentra 76% desses óbitos, segundo o último Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, publicado em julho do ano passado pelo Ministério da Saúde. Felizmente, nos últimos anos o tratamento contra esse tipo da enfermidade evoluiu consideravelmente — se seguido à risca, a chance de cura supera os 95%.


Prevenção


Assim, para evitar todos os tipos de hepatite é importante adotar medidas de prevenção, como vacinas, que estão disponíveis para hepatite A e B; Bem como o uso de preservativo nas relações sexuais; Evitar reutilizar materiais de uso único, como agulhas e evitar consumir alimentos crus e água não tratada. 

Dessa forma é possível evitar o desenvolvimento da hepatite, que é uma doença caracterizada pela inflamação no fígado que aumenta o risco da pessoa desenvolver câncer no fígado e cirrose, por exemplo. 

O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio (quando a doença já está em estado avançado).


Campanha Julho Verde


Da mesma forma, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço Julho Verde 2021, em sua sexta edição, tem início nesta quinta-feira (01/07) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença. Tudo para a obtenção de um diagnóstico precoce, ampliando as taxas de cura com menos sequelas. 


Incidência


Dessa forma, no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço tende a atingir, anualmente, cerca de 35 mil a 40 mil brasileiros segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca e laringe. Atualmente, é o segundo câncer mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Por outro lado, nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto.


Prevenção


Contudo, cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente e diminuindo as chances de cura. Assim, um grande número de pessoas deixou de realizar exames regulares desde o início da pandemia de Coronavírus, o que contribuiu para dificultar o diagnóstico em estágio inicial. A ideia da campanha deste ano é reforçar a divulgação para aumentar a chance de sobrevida e de reabilitação a partir do diagnóstico precoce.



Como evitar


  • Primeiramente, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Do mesmo modo, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, mantenha a boa higiene bucal e o peso corporal adequado.
  • Além disso, use protetor solar e evite exposição ao sol prolongada;
  • Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;
  • Recomendo a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.


Este ano, a divulgação da campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) ganha ainda mais importância devido ao impacto causado pela pandemia a 43% dos pacientes em tratamento de câncer, segundo levantamento do Instituto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também reconhece os resultados negativos da pandemia no tratamento do câncer.

As Campanhas Julho Verde/Amarelo tem como principal finalidade alertar e conscientizar a população sobre as Hepatites e o Câncer de Cabeça e Pescoço, doenças preocupantes; a prevenção deve ser feita desde cedo, então lembre-se: Cuide de sua saúde e visite frequentemente um profissional de saúde de sua confiança!




Fonte:
https://bityli.com/Weql8
https://bityli.com/i4d7W

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 26 de fevereiro de 2025
Como Escolher o Melhor Plano de Saúde e Odontológico em Osasco: Dicas e Opções Disponíveis
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Veja mais