Depressão Infantil: como identificar a doença?

17 de janeiro de 2022

Conheça os sintomas que ajudam os pais a detectarem a depressão infantil em seus filhos e como reagir caso a criança esteja enfrentando o problema. 


Engana-se quem acha que não existe depressão infantil. Embora não seja comum, as crianças podem apresentar sintomas parecidos aos adultos, mas com algumas variações únicas.


Antes de saber como identificar a doença no seu filho, entenda os motivos que causam a depressão.


Como saber se o seu filho está com depressão?


A depressão é causada tanto por fatores genéticos e biológicos, quanto por fatores externos. Portanto, é preciso tomar cuidado e atentar-se aos pequenos quando eles apresentarem certos sintomas que indicam o transtorno, para que seja possível tratar a doença e até mesmo prevenir para que ela não se desenvolva no futuro.


Estudos mostram que o índice de depressão infantil no Brasil varia entre 0,2% a 7,5% para crianças abaixo de 14 anos e, por não conseguirem demonstrar ou até mesmo entender o que sentem, é mais difícil para os pais perceberem que algo mais grave está ocorrendo.


Devido a falta de compreensão, é natural que sentimentos como a ansiedade e a tristeza se tornem, mais tarde, em queixas físicas como: chorar, gritar e espernear, por exemplo.


Quando uma criança apresenta muita variação em suas emoções, ela se torna mais quieta, menos interessada e mais inconstante no modo de agir. Por isso, é importante que os pais saibam diferenciar entre “fase” e “possível transtorno depressivo”.


SINAIS DE ALERTA


FRACO DESEMPENHO NA ESCOLA


Notas baixas, reclamações dos professores por brigar ou por não participar da aula, pode ser que não se trate de preguiça ou por não obedecer. Essas características somadas a falta de concentração nas aulas e não sentir vontade de se arrumar para ir à escola, podem ser sinais de depressão infantil.



CANSAÇO PODE SER UM SINAL DE DEPRESSÃO


Explorar e brincar são as atividades favoritas dos pequenos, sozinhos ou em grupos. Sendo assim, quando a criança perde a vontade de brincar ou reclama de cansaço com frequência, é necessário que os pais fiquem alertas. Perda de interesse em atividades que são prazerosas como: esportes, dança, aulas de música, não é normal.



IRRITABILIDADE


A criança com depressão fica irritada fácil, além do mau humor. Sendo assim, é importante que os pais fiquem de olho.



MUDANÇA NO PADRÃO DE SONO


A criança com depressão apresenta dificuldades para dormir. Não consegue pegar no sono, fica irritada ou acorda muitas vezes durante a noite. Seu sono normalmente é perturbado por pesadelos, como resultado, ela não consegue carregar as energias de forma certa.


É importante que os pais estejam atentos às mudanças bruscas de comportamento dos filhos, inclusive quando a criança se fecha de repente. É também importante que um bom ambiente familiar, isso contribui para o melhor desenvolvimento da criança.


Em suma, caso seja identificado os sintomas, é importante que os país conheçam e participem da rotina da criança, a fim de contribuírem para a identificação da doença. Não deixa para depois, prevenir é sempre o melhor remédio.

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: