Telefone: (11) 2284-3540
Fixo: (11) 2284-3540
SAC:(11) 2284-3545
Central de Vendas: (11) 2284-3545
Ouvidoria
ouvidoria@hebrombeneficios.com.br
Atendimento
Central de Vendas
comercial@hebrombeneficios.com.br
Pois é, a data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1992 e tem como objetivo colocar em pauta reflexões sobre esse recurso natural tão indispensável para a nossa sobrevivência.
Pensando nisso, centralizamos neste post algumas informações e dicas de como e porque devemos nos atentar a hidratação do nosso corpo e a preservação deste bem tão valioso e essencial para a humanidade. Confira:
A maioria de nos cresceu com a ilusão de que o acesso a água é vitalício e acabamos não cuidando tampouco valorizando este recurso como deveríamos, não é mesmo? Pois é…
Apesar do nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano e que uma em cada três pessoas no mundo não possua acesso à água potável.
Isso mesmo, três bilhões de pessoas não possuem condições básicas para higiene, como lavar as mãos, por exemplo. Tal precariedade está relacionada a uma série de doenças que afetam as comunidades ao redor do mundo- como a própria Covid-19 – que se tornou uma pandemia mundial e da qual estamos lutando para combater até hoje.
Além de suma importância para evitar enfermidades e elevar a qualidade de vida dos seres humanos, a água ainda compõe cerca de 70% do nosso corpo e é considerada um solvente universal, fundamental para a realização de diversas funções em nosso organismo, entre elas:
Além dos benefícios citamos acima a ingestão de água é uma forte alinhada no combate a acnes, estrias e celulites e na diminuição do inchaço. Dessa forma, ajuda no processo de emagrecimento.
Ela é igualmente eficaz na prevenção do aparecimento de pedras nos rins, na melhora da circulação sanguínea e no combate a prisão de ventre.
Tratando-se de estética, o consumo de 8 copos de água (2 litros) diários colabora para a hidratação da pele, unhas e cabelos, além de retardar os processos de envelhecimento.
Primeiramente, quando falta água em nosso corpo, os sinais de desidratação como sede, lábios rachados, boca seca e urina escura começam a parecer. Eles podem vir seguidos de dores de cabeça, náuseas e confusão mental (claro, em níveis mais profundos de desidratação).
Aliás, um bom termômetro para avaliar o nível de hidratação do seu organismo é avaliando a coloração do seu xixi. Toda vez que a notas mais escura, capriche nos goles d´agua durante o dia.
A água é tão imprescindível para a nossa sobrevivência que nosso organismo consegue ficar dias a fio sem alimentos mas não tanto tempo sem água.
A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 2 litros de água diários para a hidratação e bom funcionamento do organismo de um adulto. Claro que a medida pode variar de acordo com as necessidades e estilo de vida de cada um.
Por exemplo, quem pratica exercícios físicos possui maior necessidade de repor líquidos. Em épocas ou lugares mais quentes, a quantidade também deve se adequar as condições climáticas.
Sob o mesmo ponto de vista, uma criança não tem necessidade de ingerir essa quantidade e sim, um volume proporcional ao seu peso e altura.
Primeiramente providencie a sua! Hoje em dia encontramos facilmente em lojas de departamento, de variados modelos e tamanhos. Vale reutilizar as plásticas, caso não queira gastar, mas atenção especial para a higienização e substituição frequente, ok?
Em seguida faça dela sua fiel companheira…Na bolsa, na mesa de trabalho, no móvel ao lado de sua cama…se comprometa a levá-la com você nas mais diversas situações. No começo pode parecer difícil incluí-la na sua rotina, mas controlar o volume e número de vezes que você enche sua garrafinha te garantirá o cumprimento da meta – 2 litros diários – mais facilmente.
Não se esqueça da higienização
Basta lavar bem com água e detergente neutro. Em seguida, misture 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária, coloque a solução dentro da garrafa e deixe de molho por 40 min. Prontinho!
Ok, mas posso substituir a água por outras bebidas?
Apesar de serem líquidos e conterem água em sua composição, sucos industrializados e refrigerantes não devem entrar na conta dos 2 litros, ok? Uma boa opção, caso queira diferenciar o consumo, é a água de coco natural que é excelente para a hidratação, possui poucas calorias e mais potássio do que consumir 4 bananas. Além disso, a água mineral com gás pode ser uma boa substituta, mas sem exageros.
Por fim, outra boa dica para turbinar a hidratação do seu corpo é investir em alimentos que contenham uma boa quantidade de água em sua composição. Boa parte dos listados abaixo contém até 80% em sua composição:
Algumas pequenas atitudes economizam litros e litros de água. Vamos juntos cuidar do nosso futuro?
Portanto, temos motivos, opções e sabores de sobra para nos hidratarmos e cuidarmos das fontes deste recurso tão essencial para as nossas vidas. Viva a água!
Gostou da matéria? Então aproveite para ler nossos outros contéudos do blog #hebromcuida
Com sólida experiência na gestão de planos de saúde, o Grupo Hebrom proporciona a melhor solução para você, sua família e sua empresa.
Baixe o app Hebrom