Inspirar e respirar: os efeitos na mente e no corpo

17 de janeiro de 2022

Os benefícios de respirar de forma correta vão desde a diminuição nos riscos de doenças até correção na postura corporal e relaxamento. Confira mais detalhes em nosso post! 


Primeiramente, é preciso dizer: respiramos errado!


A habilidade de respirar usando o diafragma (um músculo em forma de cúpula que fica abaixo dos pulmões) vai se perdendo conforme crescemos. Isso porque, devido ao estresse, pressão, ansiedade e outros problemas, o mecanismo responsável por oxigenar os nossos pulmões de forma correta vai diminuindo a intensidade de sua função, fazendo com que a maioria das pessoas respirem como se ele não existisse.



Não entendeu? Respira!


Antes de tudo, vamos ver qual a diferença entre a respiração torácica e diafragmática.



A respiração torácica é concentrada no peito e na parte superior dos pulmões, fazendo com que os batimentos fiquem mais rápidos. Observe seu corpo e caso note que – ao respirar – seu ombros e peitos subam mais que o abdômen, significa que você está respirando pelo tórax, ou seja, mais rápido. Dessa forma, ocorre mudanças em todo o organismo. O resultado é uma menor oxigenação do corpo e um aumento das reações fisiológicas, como tensão muscular, dores de cabeça e ansiedade.

A falta de informação sobre a maneira saudável de respirar gera problemas que atingem vários setores da vida humana. Portanto, vamos listar os principais benefícios que a respiração correta gera na saúde física e mental.



Benefícios de respirar BEM



1. Diminui o risco de doenças


A respiração diafragmática permite uma melhor oxigenação no nosso organismo, sendo assim, nosso sistema funciona da maneira correta. Além da detoxificação natural e aumento da capacidade respiratória, a concentração de açúcar em nosso sangue é reduzida, isso faz com que nossas reações às doenças provocadas pela substância sejam mais fortes.


2. Respirar bem ameniza o cansaço


Respirar da forma certa pode diminuir o cansaço físico. Isso porque a fadiga está ligada a uma oxigenação pobre do corpo. O diafragma é um detoxificação natural, ou seja, trabalha na contramão do problema, aumentado a energia e a produtividade.


3. Sua postura corporal melhora

Para que a prática da respiração diafragmática funcione, é necessário alinhar a postura corporal. Em longo prazo, o movimento é decorado pelo corpo e a pessoa passa a ter uma postura melhor sem nem perceber. Como resultado, há diminuição das dores nas costas e melhor digestão dos alimentos.


4. Alivia o estresse e ajuda na ansiedade


Os primeiros passos para eliminar o mal-estar, ter equilíbrio e, por fim, alcançar o relaxamento, se dá através da prática certa da respiração diafragmática. Portanto, tente respirar pela barriga é veja que é um exercício que relaxa, capaz de atingir todo o sistema nervoso e nos deixar em equilíbrio com as nossas emoções.


5. Respirar bem controla a pressão arterial


Como dito acima, respirar bem alivia o estresse. Dessa forma, se o coração tá menos estressado, logo, a pressão arterial fica mais controlada. Isso porque a função do coração é bombear sangue oxigenado para o corpo e a respirar de forma certa permite melhor oxigenação. Como resultado, o coração não precisaria mandar grandes quantidades de sangue para garantir a sobrevivência das células do nosso corpo, o que resultaria em um “descanso” para o músculo, fazendo com que ele faça sua função de forma mais relaxada.


6. GABA: Calmante natural


Gaba (ácido gama aminobutírico) é o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso causado pelo efeito calmante da respiração. Afinal, ele inibi atividades cerebrais desnecessárias – as que causam estresse, por exemplo. Respirar de forma certa auxilia a liberação desse neurotransmissor no cérebro, fazendo com que ele se torne um calmante natural.


7. Preserva as funções cognitivas


O cérebro é um dos órgãos que mais precisa de oxigênio. A falta do elemento químico no órgão pode levar à morte de neurônios e interferir nas nossas habilidades cognitivas, podendo resultar em danos cerebrais irreversíveis. O cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio do corpo, sendo assim, é importante que ele seja bem oxigenado para funcionar bem.


Teste para saber se você respira certo


Coloque uma mão no tórax e outra no abdômen e inspirar profundamente. Se a parte torácica é a que aumenta de tamanho, você está fazendo errado.


Como fazer a respiração diafragmática?


  1. Escolha uma posição que seja confortável para você: sentado com a coluna ereta ou deitado;
  2. Coloque suas mãos sobre o abdômen, entre o esterno e o umbigo. Conte até quatro, inspire pelo nariz, de modo que sinta os pulmões enchendo de ar e o abdômen subindo;
  3. Segure o ar e o prenda nos pulmões enquanto conta até oito;
  4. Ao expirar, conte até quatro enquanto esvazia o ar dos seus pulmões e barriga pela boca;
  5. Repita o processo duas ou três vezes.




Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos em suas redes sociais.


Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 26 de fevereiro de 2025
Como Escolher o Melhor Plano de Saúde e Odontológico em Osasco: Dicas e Opções Disponíveis
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Veja mais