Kombucha: a bebida milenar que conquistou o mundo

17 de janeiro de 2022

No universo da alimentação saudável, o Kombucha é uma das tendências que mais cresce no mundo. Potente por causa dos diversos benefícios que oferece à saúde, a bebida vem ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros.


Mas afinal, o que é Kombucha?


Kombucha é uma bebida feita a partir de uma fermentação de um chá doce que contém uma grande variedade de vitaminas e minerais muito saudáveis para o nosso organismo. O que ativa a produção desses organismos é uma colônia de bactérias chamada “Scoby”. Isso faz com que o Kombucha se torne uma bebida probiótica, ou seja, fermentada por micro-organismos vivos que atuam no equilíbrio da flora intestinal.


A bebida também é rica em vitaminas do complexo B (gera energia) e vitamina K (responsável pela coagulação sanguínea). O gosto do kombucha é agridoce, ácido e aromático. Lembra uma sidra ou um guaraná suave. Inclusive, por ser gaseificado, pode ser uma ótima opção para substituir o refrigerante!


Em suma, a bebida é saborosa, refrescante e energética. Além disso, ela melhora a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além de fortalecer o sistema imunológico.


Quer saber mais sobre os benefícios da Kombucha?


1. Emagrece!

Por estimular o metabolismo, limitar a acumulação de gordura, regular o apetite e conter ácido acético que age como um desintoxicante do organismo e elimina as toxinas, o Kombucha auxilia na perda de peso. Sendo assim, unir a bebida aos exercícios físicos pode ser uma combinação poderosa.



É desintoxicante

Elimina as toxinas do organismo pela urina e pelas fezes.


Dá energia

A bebida produz ferro, nesse sentido, ajuda na produção das hemácias – responsáveis por distribuir o oxigênio pelo organismo. Como resultado, a boa oxigenação no corpo promove energia. Se você faz parte do grupo Melhor Idade X Exercícios Físicos, aproveite o gás que a bebida proporciona e turbine os seus treinos.



Potencializa o sistema imunológico

Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante (rica em vitaminas C, K e do complexo B), a bebida fortalece o sistema imunológico.


Retarda o envelhecimento

Combate o envelhecimento precoce porque é rico em antioxidantes.


É um antibiótico natural

O Kombucha contém bactérias benéficas à saúde. Sendo assim, ao ingerir a bebida, essas bactérias boas combatem as ruins ( as que causam infecções e intoxicação alimentar).



O colesterol diminui e combate a Gastrite

Estudos recentes apontam que, em apenas 10 dias, a bebida pode diminuir de 45% a 52% o nível de colesterol. Além disso, o Kombucha combate a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite.


Onde encontrar a bebida?


Você pode comprar em lojas online

As garrafinhas prontas podem ser encontradas na internet ou em lojas de produtos naturais.


Em São Paulo, a empresa Vih! comercializa 10 mil garrafas por mês em uma sítio em Itú (SP). Você encontra a bebida tanto no site da empresa quanto no Kombucha Bar – localizado na capital paulista.


Você pode fazer em casa

Antes de mais nada, para fazer uma Kombucha, você vai precisar da colônia de bactérias (Scoby) que custa em média R$ 38.




Do que você vai precisar:


  • 1 elástico ou barbante;
  • 2 litros de água mineral;
  • 1 recipiente/garrada de vidro que caiba 2 litros de água;
  • ¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g);
  • 1 Scoby;
  • 4 ou 5 saquinhos de chá preto ou verde (ou 7 gramas de chá preto/verde);
  • 1 xícara de chá já fermentado.



É necessário preparar chá verde ou chá preto. Depois que o chá estiver pronto, ele deverá ser adoçado. Com o chá frio e adoçado, passe o líquido para uma garrafa ou outro recipiente de vidro e coloque o chá fermentado. Feito isso, adicione o Scoby e, em seguida, cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico ou barbante. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem luz direta.


Quando a bebida estiver pronta, é preciso retirar o scoby, que estará maior, já que as bactérias se multiplicaram no processo de fermentação, colocá-lo em um recipiente novo com um pouco do líquido que se formou e guardá-lo na geladeira. Como resultado, o líquido restante já é a bebida pronta.


Por fim, você também pode acrescentar frutas e outras especiarias ao Kombucha para dar mais sabor e potência à bebida. Em um pote de vidro adicione o Kombucha preparado acrescente e saborize como quiser. Mexa bem e feche o recipiente para que a fermentação aconteça. Espere 24 horas para que ela aconteça e sirva normalmente. Crie novas combinações e divirta-se!



Quais os cuidados são necessários ter?


Primeiramente, se você decidir fazer o seu Kombucha em casa, deve se atentar para a quantidade de bactérias cultivadas. Evite os excessos. O mesmo vale para a quantidade diária da bebida que você ingerir. Beber em excesso pode causar distúrbios intestinais, como diarreia, estufamento, náuseas, vômito e desconforto gastrointestinal. Portanto, é recomendável que tome, no início, de um a dois copos de Kombucha por dia.



Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos em suas redes sociais.Parágrafo Novo

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: