Telefone: (11) 2284-3540
Fixo: (11) 2284-3540
SAC:(11) 2284-3545
Central de Vendas: (11) 2284-3545
Ouvidoria
ouvidoria@hebrombeneficios.com.br
Atendimento
Central de Vendas
comercial@hebrombeneficios.com.br
Mesmo com tantos alertas e avisos sobre os malefícios que o cigarro causa em nossa saúde, ainda hoje, muitas pessoas se tornam dependentes da nicotina antes dos 19 anos. De maneira geral a possibilidade do encontro com a droga se dá na adolescência, fase caracterizada por muitas transformações físicas e emocionais , angústias e busca de respostas.
Neste blog post separamos alguns motivos para você abandonar o vício, dicas práticas sobre como parar de fumar e os benefícios que isso vai trazer para sua saúde. Confira!
O tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversos tipos de câncer, como o câncer de boca, faringe, laringe e esôfago. Porém, o tipo de neoplasia mais fortemente associado ao cigarro é o câncer de pulmão tanto que os fumantes têm 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver essa doença em relação aos não fumantes. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes.
A nicotina e as demais substâncias químicas do cigarro causam uma série de danos à pele e aos dentes. Os fumantes são mais propensos a terem problemas de mau hálito e o fumo tende a deixar os dentes mais amarelados, dando um aspecto de envelhecimento precoce. Se você fuma, a pele do seu rosto também está em jogo. Acontece que o tabaco é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda.
Para mulheres fumantes, as condições mais comuns incluem antecipação da menopausa, aumento de irregularidades menstruais, alterações hormonais e menor qualidade dos óvulos e embriões. Já no caso dos homens, o cigarro afeta a formação e diminui a mobilidade dos espermatozoides, piorando o potencial de fertilização.
Por ser uma substância psicoativa, a nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional e comportamental de quem fuma. Segundo o INCA, a nicotina faz com que o cérebro libere substâncias responsáveis pela sensação de prazer. Com o tempo, ele se adapta e passa a pedir doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de prazer e satisfação. Aí começa o processo de dependência.
Agora que você tem bons motivos para parar de fumar, confira algums dicas rápidas que poderão te ajudar a iniciar o combate contra esse vício:
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo quando o fumante já está com alguma doença causada pelo cigarro. A partir do momento em que você decide abandonar o cigarro, seu corpo começa a se comportar de maneira diferente. Veja:
Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. Você consegue!
#hebromcuida
Leia também:
Com sólida experiência na gestão de planos de saúde, o Grupo Hebrom proporciona a melhor solução para você, sua família e sua empresa.
Baixe o app Hebrom