Nutrição Infantil: tornando a alimentação das crianças mais saudável

11 de janeiro de 2022

Como tornar a alimentação das crianças mais saudável.


Bem como a maneira que nos alimentamos durante nossa infância pode ter consequências duradouras ao longo da vida, e por esse motivo, é importante se atentar a alimentação de nossos pequenos. A nutrição infantil tem como objetivo encorajar a adoção de hábitos sadios de alimentação, ou seja propondo um melhor entendimento sobre o percurso alimentar habitual e distinguir os problemas de alimentação comuns, controlando os maus hábitos alimentares. Os pais têm um papel fundamental na promoção da alimentação saudável, ou seja começando desde o início com a amamentação até a alimentação diária.


Uma boa alimentação é necessária em todas as idades, mas quando falamos em alimentação para crianças sabemos que isso é um grande desafio, e podemos confirmar isso por meio do número de pesquisas na internet, como por exemplo: “O que fazer para o meu filho comer? Mas vejamos ” ou “Meu filho não come”. Estas dúvidas surgem porque nesta fase os hábitos alimentares das crianças ainda estão sendo estabelecidos e ao mesmo tempo a criança já possui preferências alimentares e também recusas significativas que acabam preocupando os responsáveis.





A obesidade infantil é um grande desafio em nosso País, pois de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 29,3% das crianças entre 5 e 9 anos estão com excesso de peso.


Além disso, a mudança dos hábitos alimentares é a etapa mais difícil na infância, pois as crianças ainda não entendem os danos que a má alimentação pode causar sobre a saúde e ainda, necessitam da disponibilidade de pais ou responsáveis para realizar suas refeições, daí a importância que os cuidadores exercem sobre a alimentação das crianças, que deve considerar outros aspectos além do nutricional, como o afetivo, cultural, econômico, social e a fase de desenvolvimento atual da criança.



Enfim 9 hábitos básicos importantes para a manutenção da saúde das crianças:


  1. Procure incentivar as crianças a experimentar frutas e verduras;
  2. Ensine a criança a fazer escolhas adequadas para a criação de hábitos alimentares saudáveis ao decorrer da vida;
  3. Atenção a quantidade de sal excessivo nos alimentos, muito utilizado em alguns temperos prontos;
  4. Estimule a atividade física, como andar de bicicleta, pular corda e outros;
  5. Procure não oferecer refrigerantes e doces como recompensa para a criança;
  6. Evite oferecer salgadinhos, biscoitos recheados e outros alimentos prejudiciais a saúde e procure ofertar frutas, sucos, iogurtes e alimentos mais saudáveis (não esqueça de ler os ingredientes dos alimentos);
  7. Incentive refeições com a família, sem a interferência de eletrônicos;
  8. Procure realizar as refeições em locais sossegados;
  9. Não esqueça, procure auxílio de um profissional de saúde habilitado para introduzir a alimentação complementar.





Ou seja quais nutrientes são mais importantes para as crianças?


Vitamina A – Vegetais folhosos verde-escuro, vegetais e frutas amarelo-alaranjadas, brócolis, couve, abacate, beterraba, cenoura, laranja, figo, ervilhas;


Vitamina C – Pimentão amarelo, mamão papaia, brócolis, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, morango;


Zinco – Ovos, carnes vermelhas, nozes e leguminosas;


Vitamina D – Peixes como salmão, ovos, leite e derivados;


Complexo B – Peixes, castanhas, amendoins, gema de ovo, abacate, couve, espinafre.







Portanto, é certo dizer que a nutrição infantil tem um papel importante tanto no crescimento físico da criança quanto no desenvolvimento neuropsicológico e no combate a diversos tipos de patologias que atingem, principalmente, as crianças. E lembre-se, a melhor estratégia para melhorar os hábitos saudáveis é o exemplo. Seja participativo com a criança e adote atitudes saudáveis. Caso tenha dúvidas, procure um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada.

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: