Telefone: (11) 2284-3540
Nutrição Infantil: tornando a alimentação das crianças mais saudável
Como tornar a alimentação das crianças mais saudável.
Bem como a maneira que nos alimentamos durante nossa infância pode ter consequências duradouras ao longo da vida, e por esse motivo, é importante se atentar a alimentação de nossos pequenos. A nutrição infantil tem como objetivo encorajar a adoção de hábitos sadios de alimentação, ou seja propondo um melhor entendimento sobre o percurso alimentar habitual e distinguir os problemas de alimentação comuns, controlando os maus hábitos alimentares. Os pais têm um papel fundamental na promoção da alimentação saudável, ou seja começando desde o início com a amamentação até a alimentação diária.
Uma boa alimentação é necessária em todas as idades, mas quando falamos em alimentação para crianças sabemos que isso é um grande desafio, e podemos confirmar isso por meio do número de pesquisas na internet, como por exemplo: “O que fazer para o meu filho comer? Mas vejamos ” ou “Meu filho não come”. Estas dúvidas surgem porque nesta fase os hábitos alimentares das crianças ainda estão sendo estabelecidos e ao mesmo tempo a criança já possui preferências alimentares e também recusas significativas que acabam preocupando os responsáveis.

A obesidade infantil é um grande desafio em nosso País, pois de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 29,3% das crianças entre 5 e 9 anos estão com excesso de peso.
Além disso, a mudança dos hábitos alimentares é a etapa mais difícil na infância, pois as crianças ainda não entendem os danos que a má alimentação pode causar sobre a saúde e ainda, necessitam da disponibilidade de pais ou responsáveis para realizar suas refeições, daí a importância que os cuidadores exercem sobre a alimentação das crianças, que deve considerar outros aspectos além do nutricional, como o afetivo, cultural, econômico, social e a fase de desenvolvimento atual da criança.
Enfim 9 hábitos básicos importantes para a manutenção da saúde das crianças:
- Procure incentivar as crianças a experimentar frutas e verduras;
- Ensine a criança a fazer escolhas adequadas para a criação de hábitos alimentares saudáveis ao decorrer da vida;
- Atenção a quantidade de sal excessivo nos alimentos, muito utilizado em alguns temperos prontos;
- Estimule a atividade física, como andar de bicicleta, pular corda e outros;
- Procure não oferecer refrigerantes e doces como recompensa para a criança;
- Evite oferecer salgadinhos, biscoitos recheados e outros alimentos prejudiciais a saúde e procure ofertar frutas, sucos, iogurtes e alimentos mais saudáveis (não esqueça de ler os ingredientes dos alimentos);
- Incentive refeições com a família, sem a interferência de eletrônicos;
- Procure realizar as refeições em locais sossegados;
- Não esqueça, procure auxílio de um profissional de saúde habilitado para introduzir a alimentação complementar.

Ou seja quais nutrientes são mais importantes para as crianças?
Vitamina A – Vegetais folhosos verde-escuro, vegetais e frutas amarelo-alaranjadas, brócolis, couve, abacate, beterraba, cenoura, laranja, figo, ervilhas;
Vitamina C – Pimentão amarelo, mamão papaia, brócolis, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, morango;
Zinco – Ovos, carnes vermelhas, nozes e leguminosas;
Vitamina D – Peixes como salmão, ovos, leite e derivados;
Complexo B – Peixes, castanhas, amendoins, gema de ovo, abacate, couve, espinafre.

Portanto, é certo dizer que a nutrição infantil tem um papel importante tanto no crescimento físico da criança quanto no desenvolvimento neuropsicológico e no combate a diversos tipos de patologias que atingem, principalmente, as crianças. E lembre-se, a melhor estratégia para melhorar os hábitos saudáveis é o exemplo. Seja participativo com a criança e adote atitudes saudáveis. Caso tenha dúvidas, procure um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada.
Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!
