O que causa a dor em cima dos olhos? E como prevenir?

2 de setembro de 2022

A dor em cima dos olhos pode ser ocasionada por diversas condições que afetam nosso corpo.

Os motivos para sentirmos dor em cima dos olhos, na pálpebra ou detrás dos olhos são diversos, desde infecções sinusais a enxaquecas e até mesmo hordéolo (conhecido popularmente como terçol). 

O fato é que há uma variedade de razões pelas quais você pode estar sentindo dor nessa região. 

Neste post, vamos abordar algumas das causas mais comuns de dor em cima dos olhos e o que você pode fazer para aliviá-las.

O que causa dor em cima dos olhos?


Como mencionamos, há muitos fatores potenciais que podem provocar dor em cima dos olhos. Pode ser devido a sinusite, infecções ou inflamações. Enxaquecas e dores de cabeça em salvas são outras causas possíveis. 

Outro ponto a se analisar nesses casos é o tempo de uso em frente a telas (computadores, celulares e tablets), as dores nessa região dos olhos pode estar relacionado também ao uso incorreto do seu óculos de grau, assim como a adequação a um novo óculos ou lentes de contato, até mesmo o cansaço pode causar esse incômodo nos olhos.

Se você sente dores consistentemente, é importante consultar um oftalmologista para determinar a causa exata e obter um tratamento adequado.


Dor em cima dos olhos: causas e tratamentos


Os tratamentos para dor nos olhos variam dependendo da causa, mas normalmente incluem analgésicos de venda livre, bolsas de gelo (compressa) e repouso.

A seguir, vamos abordar as causas comuns que provocam também dor em cima dos olhos.


Dores de cabeça tensionais


Existem três tipos principais de dores de cabeça que podem causar dor acima dos olhos: dores de cabeça tensionais, dores de cabeça em salvas e enxaquecas. 

As dores de cabeça tensionais são o tipo mais comum de dor de cabeça e são geralmente causadas por estresse ou tensão muscular. As cefaleias em salvas são menos comuns, mas podem ser muito graves. 


Dores de cabeça em salvas


São um tipo de dor de cabeça que é frequentemente descrita como uma sensação de queimação ou latejante em um olho. Eles são geralmente acompanhados por outros sintomas, como olhos lacrimejantes, corrimento nasal e sensibilidade à luz. 

As cefaleias em salvas são mais comuns em homens do que em mulheres. Não há cura para dores de cabeça em salvas, mas existem tratamentos e medicamentos que podem ajudar a diminuir a reincidência e a intensidade.


Enxaqueca


São uma das razões mais comuns para dor acima dos olhos. As enxaquecas são geralmente caracterizadas por uma sensação latejante ou pulsante em uma área da cabeça e podem ser acompanhadas por náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. 

Outras causas de dor em cima dos olhos podem incluir dores de cabeça em salvas (caracterizadas por uma dor aguda e ardente) ou infecções sinusais (que podem causar pressão e dor na testa e bochechas).


Sinusite


É uma das causas mais comuns de dor em cima dos olhos. É uma inflamação nos seios nasais provocada por infecções. Quando ocorre a inflamação elas podem causar pressão e dor no rosto, inclusive em cima dos olhos.

Sintomas da sinusite incluem:


  • dor, inchaço e sensibilidade ao redor de suas bochechas, olhos ou testa;
  • nariz entupido;
  • olfato reduzido;
  • muco verde ou amarelo do nariz;
  • dor de cabeça sinusal;


Os sinais de sinusite em crianças pequenas também podem incluir irritabilidade, dificuldade para se alimentar e respirar pela boca.


Cansaço visual


A fadiga ocular ocorre quando os músculos que compõem seus olhos se cansam do “uso excessivo” da vista, por exemplo, quem trabalha constantemente com computadores e celulares. 

Também é um agravante de dores em cima dos olhos e que, normalmente, as tensões são aliviadas após o repouso.


Glaucoma


O glaucoma é causado principalmente pela alteração da pressão intraocular provocando lesões no nervo ótico. O glaucoma é uma condição séria da visão que necessita de tratamento, uma vez não realizado pode levar a cegueira.

Seus sintomas iniciais podem causar dor atrás dos olhos, bem como pressão e dor de cabeça. 

Se você tiver esses sintomas, é importante consultar seu oftalmologista para obter um diagnóstico preciso. 


Conjuntivite


Uma das causas mais comuns de dor acima dos olhos é a conjuntivite, também conhecida como olho rosa. Essa condição é causada por uma inflamação da membrana transparente que cobre a parte branca do olho e reveste o interior da pálpebra. A conjuntivite pode ser causada por um vírus, bactéria ou uma reação alérgica.


Como prevenir a dor em cima dos olhos?


As causas de dor em cima dos olhos são diversas, como mencionamos, por isso os cuidados e tratamentos são direcionados conforme a condição na qual você se encontra.

No entanto, para prevenir algumas das causas mais comuns e cuidar da saúde da sua visão, aqui vão algumas dicas de cuidados:


  • Evite levar as mãos ao rosto sem estar higienizadas;
  • Hidrate seus olhos de acordo com a orientação do seu oftalmologista;
  • Em tempos frios, caso seja tenha sinusite, mantenha-se aquecido; evite consumir itens gelados; tome chás;
  • Em caso de uso excessivo de aparelhos eletrônicos como computadores e celulares, reduza o tempo de uso;
  • Opte por fazer pausas de 5 a 10 minutos durante o trabalho;
  • Repouso é super importante.


Se as dores em cima dos olhos forem persistentes, não hesite em procurar um oftalmologista. É importante visitar regularmente um profissional para cuidar da saúde dos seus olhos.


Clique aqui e conheça os planos de saúde completos da Hebrom.

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 26 de fevereiro de 2025
Como Escolher o Melhor Plano de Saúde e Odontológico em Osasco: Dicas e Opções Disponíveis
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Veja mais