Telefone: (11) 2284-3540
Saiba o que é o câncer de mama

O mês de Outubro carrega a cor rosa, devido ao Dia Internacional da Conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A data é celebrada todo ano, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Nesse post, você vai descobrir quais os tipos de tratamentos, os sintomas e como prevenir-se.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com o perigo de invadir outros órgãos.
O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos novos casos em mulheres. O câncer de mama também pode atingir homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
Sintomas e fatores agravador:
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Podem existir vários fatores que vão agir juntos, dando início ao surgimento do câncer.
Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de ser câncer.
Como se prevenir do câncer de mama?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar seu bebê.
Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser incentivadas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
Recomendações:
- Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;
- Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
- Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
- Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.
Lembre-se: antes de se automedicar, consulte um médico especialista
O câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente, se feito o acompanhamento devido.
Mantenha contato com seu médico, faça os exames anualmente e conheça seu corpo, se toque!
A Hebrom incentiva essa conscientização importante da prevenção do diagnóstico. Por isso oferecemos planos de saúde com preços acessíveis para você e sua família cuidar do que é mais valioso: sua saúde.
Saiba mais sobre os nossos planos e benefícios:
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA) / Governo Federal Brasileiro (GOV).
Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!
