Sinusite: 5 formas naturais de aliviar os sintomas

23 de agosto de 2022

A sinusite é uma inflamação comum que pode causar muito desconforto nos indivíduos. 


Essa condição pode ser causada por um resfriado, alergias ou até mesmo por um vírus. 


Há dois tipos de sinusite, a seguir você vai descobrir quais são, vamos abordar os tipos, as causas, sintomas mais comuns e como você pode aliviar os sintomas e incômodos causados por essa infecção sinusal de maneira natural. 


Sinusite: o que é isso?


A sinusite é uma inflamação dos seios da face. 

Os seios são cavidades cheias de ar no crânio, eles ajudam a umedecer, aquecer e filtrar o ar que você respira. Quando eles ficam inflamados, isso pode levar a um acúmulo de muco e pressão em sua cabeça, isso pode causar dores de cabeça, nariz entupido e outros sintomas.

Um sintoma muito comum em quem tem sinusite é uma dor forte e incômoda na região da testa.


O que causa sinusite?


Como mencionamos, os seios da face é uma região do crânio formado por cavidades ósseas ao redor do nariz. Eles estão conectados ao interior do nariz por pequenas aberturas chamadas óstios. Os seios da face produzem muco, que são drenados pelos óstios até o nariz.


A sinusite ocorre quando essas cavidades ficam inflamadas e inchadas, dificultando a drenagem do muco. Isso pode ser causado por um vírus, bactéria ou alergia. Os sintomas incluem nariz entupido ou escorrendo, dor e pressão facial, dor de cabeça,
mau hálito, febre e fadiga.


Há muitos fatores que podem causar sinusite, mas o mais comum é uma infecção viral.
Outras causas potenciais de sinusite incluem alergias, bactérias, poluentes no ar e mudanças nos níveis de temperatura ou umidade. 


Quais são os sintomas da sinusite?


Os sintomas da sinusite iniciam como os de uma gripe comum: corrimento nasal, nariz entupido, olfato reduzido e dores de cabeça.

No entanto, dependendo do tipo de sinusite, os sintomas têm diferenças na intensidade e frequência que ocorrem.


Sinusite Aguda


Na sinusite aguda os sintomas iniciam com dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido que pode ser o seio frontal, maxilar, etmoidal ou esfenoidal. 


A dor pode ser de intensidade forte, como pontadas ou sensação de pressão, ou peso na cabeça. É comum haver obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Além de febre, cansaço, dores musculares e perda de apetite.


Sinusite Crônica


Os sintomas são semelhantes a sinusite aguda, porém variam muito de intensidade. 


A dor nos seios da face e a febre podem ser sintomas ausentes nesse caso. A tosse costuma ser o sintoma com maior incidência. 


Os sintomas da sinusite crônica são frequentes à noite, ou seja, aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas provocando a tosse. 



Leia também:
Dor de cabeça constante: saiba quando começar a se preocupar



No entanto, no geral, os sintomas dessa
infecção sinusal começam com corrimento nasal ou nariz entupido seguido de dor facial ou pressão e dores de cabeça — isso é o mais comum. Em casos mais graves, também pode haver febre junto com fadiga e mau hálito. 


O tratamento geralmente envolve antibióticos para eliminar qualquer infecção e descongestionantes para reduzir a inflamação. No entanto, também existem algumas maneiras naturais de ajudar a aliviar os sintomas.


Tratamento para sinusite: 5 formas naturais de aliviar os sintomas 


Os tratamentos convencionais para sinusite geralmente envolvem antibióticos para eliminar a infecção e anti-histamínicos para reduzir a inflamação. No entanto, esses tratamentos vêm com uma série de efeitos colaterais, como sonolência por exemplo. 

Lembre-se também que o tratamento com antibióticos deve ser realizado com a orientação do profissional médico.


A seguir, listamos 5 formas naturais de aliviar os sintomas da sinusite.


  1. Inalação de vapor: Adicione algumas gotas de óleo de eucalipto ou óleo de hortelã a uma tigela com água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela, inalando o vapor por 5-10 minutos. Isso ajudará a abrir os seios da face e aliviar o congestionamento.
  2. Use umidificador: Se você mora numa região mais seca ou se o ar em sua casa está seco, um umidificador pode ajudar a diluir o muco e facilitar a drenagem, também. Certifique-se de limpar o umidificador regularmente para evitar infecção por bactérias e fungos.
  3. Enxaguamento salino: Você pode comprar spray nasal salino na maioria das farmácias ou pode fazer o seu próprio misturando 1 colher de chá de sal com 240ml de água. Pulverize ou despeje um pouco de solução salina em cada narina, depois incline a cabeça para trás e deixe escorrer pelo nariz. Faça isso 2-3 vezes por dia.
  4. Mantenha-se hidratado: Beber bastante água ajuda a diluir o muco para que ele possa drenar mais facilmente dos seios da face. Ingira pelo menos 2L  de água por dia, além de chás de ervas e sopas, entre outros.
  5. Soluções tópicas: Aplicar um creme ou bálsamo mentolado na testa e bochechas pode ajudar a aliviar a dor e diminuir a congestão ou tente usar spray nasal salino (como mencionamos). 


Em caso de sintomas persistentes procure um médico. Consulte-se na unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Clique aqui e conheça o portfólio de planos de saúde da Hebrom Benefícios que possui redes credenciadas nas maiores regiões do Brasil.


Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: