A Importância do Profissional de Pediatria

11 de janeiro de 2022

Essa é uma das especializações da medicina mais populares. Mas você sabe a importância do profissional de pediatria?


Pediatria, em primeiro lugar, é a especialidade dedicada ao cuidado da saúde de crianças e adolescentes que estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento. Ou seja, Sua atuação abrange aspectos curativos, preventivos e de pesquisa. Contudo, além de tratar da saúde, o pediatra pode orientar as famílias sobre questões como alimentação, aleitamento materno, prevenção de acidentes e a realização de imunizações/vacinas.


Estima-se que no Brasil existam cerca de 20 pediatras por cada 100 mil habitantes. É uma das especialidades mais solicitadas pela população, pois eles cuidam do bem mais precioso de nossas famílias: os nossos filhos.


É necessário saber lidar com crianças.


Os interessados por esta área devem sentir o desejo de trabalhar com crianças e sentir empatia, paciência e consideração pelos pequenos. Além de todo o estudo que um médico deve possuir, é preciso deve ter um jeito específico de lidar com crianças. Por isso, geralmente costumam usar recursos como brincadeiras, jogos e brinquedos em seu consultório, para distrair os pequenos pacientes e tornar a consulta mais agradável.



Onde o Pediatra atua?


O pediatra pode ser o responsável, por exemplo, por gerenciar unidades de saúde, como alas neonatais. No setor público, o médico especialista atua em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização. Ele pode conciliar duas ou mais funções, desde que consiga atender suas demandas com qualidade.


Quanto tempo de estudo para se tornar um profissional?


Primeiramente, o curso de medicina, que dura seis anos, ter a residência médica em pediatria, que dura em média dois anos e registrar-se como especialista no Conselho Regional de Medicina do estado onde trabalha.


Quando procurar o atendimento?


Primordialmente, é necessário levar a criança ao pediatra com urgência, caso apresente alguns desses sintomas:


  • Febre acima de 39° sem outros sintomas;
  • Vômitos incontroláveis, com mais de uma ocorrência de vômito em uma hora e Intoxicações por alimentos ou medicações;
  • Acidentes como queimaduras, quedas, engasgos e ferimentos profundos;
  • Dificuldade de respirar e falta de ar;
  • Convulsões, alterações de consciência e traumas na cabeça.


No caso de bebês com menos de três meses, caso apresente febre maior do que 37,8°, sem a presença de outros sintomas, já é necessário levá-la ao médico pediatra para uma avaliação médica.




Dia mundial do Pediatra


Por fim, agora que você já conhece a importância de um profissional de pediatria, podemos celebrar o Dia Mundial do Pediatra, comemorado no dia dia 27 de Julho, celebramos. Essa data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.


Nossos agradecimentos a todos os profissionais dessa área, que são fundamentais para garantir a saúde e um futuro saudável para nossos bebês e crianças!



Referências: REDE D’OR SÃO LUIZCentro Clinico Mãe de DeusQuero Bolsa.

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: