Doença gastrointestinal: conheça os tipos e causas mais comuns

13 de maio de 2022

Doença gastrointestinal: conheça os tipos e causas mais comuns

Doença gastrointestinal

Chamamos de doenças gastrointestinais (GI) as patologias do sistema digestivo  (esôfago, intestino grosso e delgado, estômago, cólon, reto e ânus) e seus órgãos acessórios (pâncreas, fígado e vesícula biliar). 


Os distúrbios nesse sistema podem ser de simples até mais graves, por isso é importante conhecer os tipos mais comuns e sintomas de doença gastrointestinal, podendo tratar corretamente e identificar casos que exijam acompanhamento médico.


Tipos mais comuns de doença gastrointestinal


Ao sentir desconfortos e dores gastrointestinais, é importante identificar sintomas e observar se indicam distúrbios simples ou podem estar associados com casos mais graves. 


As causas associadas à doença gastrointestinal são diversas, e listamos abaixo as 6 principais:


Prisão de ventre


A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade para evacuar. No entanto, é necessário considerar que cada pessoa tem sua frequência particular para evacuar, e a constipação só se enquadra quando se realiza a atividade apenas uma a duas vezes na semana, com dificuldades e de forma pouco produtiva.


As causas da prisão de ventre são variadas, mas geralmente estão relacionadas a dieta pobre em fibras, sedentarismo, pouca ingestão de líquidos e consumo excessivo de produtos industrializados e carne. 


Causas mais graves estão associadas à doença no cólon, câncer colorretal e até mesmo distúrbios de humor, como ansiedade e depressão, podem interferir no funcionamento normal do intestino, causando dores gastrointestinais. No caso de haverem alterações de rotina que influenciam nos hábitos de evacuação, como viagens e estadia em ambiente diferente, é necessário observar se os problemas permanecem mesmo após o retorno à rotina normal.


Gases


Os gases, chamados na medicina de flatulência, consistem no acúmulo de ar no intestino devido a carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago.


Os conhecidos sintomas causam bastante desconforto e podem levar ao constrangimento social, e podem ser aliviados expelindo os gases através do arroto ou via anal. 


O distúrbio está fortemente associado à alimentação, principalmente ao consumo de leguminosas como feijão, lentilha, soja e ervilha, ricas em carboidratos não absorvíveis, que são fermentados no intestino, causando dores gastrointestinais. 


Não se trata de um distúrbio grave e geralmente não apresenta complicações, mas, para evitá-lo, é importante observar os alimentos que causam a flatulência para consumi-los com parcimônia e mastigando bem para evitar a ingestão de ar. 

Doença gastrointestinal

Conheça aqui os benefícios de investir em um plano de saúde.

Doença do Refluxo Gastroesofágico


A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma doença gastrointestinal em que o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, provocando sintomas desagradáveis e podendo levar a complicações. 


O distúrbio é bastante comum, atingindo até 20% dos brasileiros, mas merece atenção para não se tornar um quadro mais grave de esofagite ou câncer de esôfago.


A DRGE apresenta sintomas que podem ser típicos e menos preocupantes (azia, que é a sensação de queimação na região central do peito, e regurgitação, quando o conteúdo do esôfago chega até a boca) ou atípicos e mais preocupantes, como dor torácica e tosse.


Gastrite


A gastrite é um distúrbio também bastante comum, e consiste na queimação na mucosa do estômago. As causas incluem consumo exagerado de álcool e tabagismo, fatores emocionais relacionados ao nervosismo e uso de anti-inflamatórios e infecção pela bactéria Helicobacter pylori.


Os sintomas incluem uma dor que começa na “boca do estômago” (região abaixo do osso esterno), podendo se irradiar para outras regiões e ser acompanhada de azia, queimação, perda de apetite e náuseas. A presença de sangue nas fezes ou vômito também é possível e indica a necessidade de procurar ajuda médica. 

Doença de Crohn


A doença de Crohn é uma síndrome no sistema digestivo que acomete principalmente o cólon e a parte inferior do intestino delgado, causando inflamação crônica. 


Sua causa é desconhecida, mas é possível que esteja associada a problemas de imunidade, e acomete igualmente homens e mulheres, com ocorrência maior entre 20 e 40 anos.


Essa doença gastrointestinal causa dor abdominal, diarreia, febre e perda de peso, além de enfraquecimento devido à dificuldade para absorver nutrientes.


Por ser uma enfermidade crônica, não há cura, apenas períodos de crise e remissão, e o tratamento é feito de acordo com a fase de evolução da doença.


Fatores agravantes da doença gastrointestinal


Como visto, a doença gastrointestinal pode atingir diversas das partes do sistema digestivo, com diferentes sintomas e graus de gravidade. No entanto, há agravantes a serem considerados em determinados casos, sendo dois deles:


  • Histórico familiar de câncer;
  • Idade superior a 60 anos.


Quando o paciente com sintomas está em um desses grupos de risco, é necessário observação atenta e acompanhamento médico para que o caso não se agrave.

Doença gastrointestinal


Sintomas que podem indicar doença gastrointestinal mais grave


Quanto aos sintomas, também é necessário analisar todo o quadro do paciente com dor gastrointestinal para se ter certeza da gravidade do caso, mas há sintomas gerais que também devem causar preocupação:


  • Presença de massas abdominais;
  • Anemia;
  • Sangramentos;
  • Perda de peso prolongada.


Nesses casos, é importante buscar ajuda médica o quanto antes.
Clique aqui para falar com um de nossos consultores de saúde.


Tratamentos associados a doenças gastrointestinais


O tratamento das doenças gastrointestinais é direcionado de acordo com a especificidade da patologia e sua gravidade.


O manejo da enfermidade pode ser de simples, com mudanças na dieta e hábitos do paciente, até aqueles com custos sociais altos, em casos que a doença afeta a capacidade produtiva do indivíduo. 


Pacientes com problemas crônicos têm impactos significativos em sua qualidade de vida, e os tratamentos, nesses casos, servem para amenizar os transtornos e garantir o máximo possível de bem-estar.


Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: