Telefone: (11) 2284-3540
Fixo: (11) 2284-3540
SAC:(11) 2284-3545
Central de Vendas: (11) 2284-3545
Ouvidoria
ouvidoria@hebrombeneficios.com.br
Atendimento
Central de Vendas
comercial@hebrombeneficios.com.br
Chamamos de doenças gastrointestinais (GI) as patologias do sistema digestivo (esôfago, intestino grosso e delgado, estômago, cólon, reto e ânus) e seus órgãos acessórios (pâncreas, fígado e vesícula biliar).
Os distúrbios nesse sistema podem ser de simples até mais graves, por isso é importante conhecer os tipos mais comuns e sintomas de doença gastrointestinal, podendo tratar corretamente e identificar casos que exijam acompanhamento médico.
Ao sentir desconfortos e dores gastrointestinais, é importante identificar sintomas e observar se indicam distúrbios simples ou podem estar associados com casos mais graves.
As causas associadas à doença gastrointestinal são diversas, e listamos abaixo as 6 principais:
A prisão de ventre, também chamada de constipação intestinal, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade para evacuar. No entanto, é necessário considerar que cada pessoa tem sua frequência particular para evacuar, e a constipação só se enquadra quando se realiza a atividade apenas uma a duas vezes na semana, com dificuldades e de forma pouco produtiva.
As causas da prisão de ventre são variadas, mas geralmente estão relacionadas a dieta pobre em fibras, sedentarismo, pouca ingestão de líquidos e consumo excessivo de produtos industrializados e carne.
Causas mais graves estão associadas à doença no cólon, câncer colorretal e até mesmo distúrbios de humor, como ansiedade e depressão, podem interferir no funcionamento normal do intestino, causando dores gastrointestinais. No caso de haverem alterações de rotina que influenciam nos hábitos de evacuação, como viagens e estadia em ambiente diferente, é necessário observar se os problemas permanecem mesmo após o retorno à rotina normal.
Os gases, chamados na medicina de flatulência, consistem no acúmulo de ar no intestino devido a carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago.
Os conhecidos sintomas causam bastante desconforto e podem levar ao constrangimento social, e podem ser aliviados expelindo os gases através do arroto ou via anal.
O distúrbio está fortemente associado à alimentação, principalmente ao consumo de leguminosas como feijão, lentilha, soja e ervilha, ricas em carboidratos não absorvíveis, que são fermentados no intestino, causando dores gastrointestinais.
Não se trata de um distúrbio grave e geralmente não apresenta complicações, mas, para evitá-lo, é importante observar os alimentos que causam a flatulência para consumi-los com parcimônia e mastigando bem para evitar a ingestão de ar.
Conheça aqui os benefícios de investir em um plano de saúde.
Doença do Refluxo Gastroesofágico
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma doença gastrointestinal em que o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, provocando sintomas desagradáveis e podendo levar a complicações.
O distúrbio é bastante comum, atingindo até 20% dos brasileiros, mas merece atenção para não se tornar um quadro mais grave de esofagite ou câncer de esôfago.
A DRGE apresenta sintomas que podem ser típicos e menos preocupantes (azia, que é a sensação de queimação na região central do peito, e regurgitação, quando o conteúdo do esôfago chega até a boca) ou atípicos e mais preocupantes, como dor torácica e tosse.
A gastrite é um distúrbio também bastante comum, e consiste na queimação na mucosa do estômago. As causas incluem consumo exagerado de álcool e tabagismo, fatores emocionais relacionados ao nervosismo e uso de anti-inflamatórios e infecção pela bactéria
Helicobacter pylori.
Os sintomas incluem uma dor que começa na “boca do estômago” (região abaixo do osso esterno), podendo se irradiar para outras regiões e ser acompanhada de azia, queimação, perda de apetite e náuseas. A presença de sangue nas fezes ou vômito também é possível e indica a necessidade de procurar ajuda médica.
A doença de Crohn é uma síndrome no sistema digestivo que acomete principalmente o cólon e a parte inferior do intestino delgado, causando inflamação crônica.
Sua causa é desconhecida, mas é possível que esteja associada a problemas de imunidade, e acomete igualmente homens e mulheres, com ocorrência maior entre 20 e 40 anos.
Essa doença gastrointestinal causa dor abdominal, diarreia, febre e perda de peso, além de enfraquecimento devido à dificuldade para absorver nutrientes.
Por ser uma enfermidade crônica, não há cura, apenas períodos de crise e remissão, e o tratamento é feito de acordo com a fase de evolução da doença.
Fatores agravantes da doença gastrointestinal
Como visto, a doença gastrointestinal pode atingir diversas das partes do sistema digestivo, com diferentes sintomas e graus de gravidade. No entanto, há agravantes a serem considerados em determinados casos, sendo dois deles:
Quando o paciente com sintomas está em um desses grupos de risco, é necessário observação atenta e acompanhamento médico para que o caso não se agrave.
Quanto aos sintomas, também é necessário analisar todo o quadro do paciente com dor gastrointestinal para se ter certeza da gravidade do caso, mas há sintomas gerais que também devem causar preocupação:
Nesses casos, é importante buscar ajuda médica o quanto antes.
Clique aqui para falar
com um de nossos consultores de saúde.
O tratamento das doenças gastrointestinais é direcionado de acordo com a especificidade da patologia e sua gravidade.
O manejo da enfermidade pode ser de simples, com mudanças na dieta e hábitos do paciente, até aqueles com custos sociais altos, em casos que a doença afeta a capacidade produtiva do indivíduo.
Pacientes com problemas crônicos têm impactos significativos em sua qualidade de vida, e os tratamentos, nesses casos, servem para amenizar os transtornos e garantir o máximo possível de bem-estar.
Com sólida experiência na gestão de planos de saúde, o Grupo Hebrom proporciona a melhor solução para você, sua família e sua empresa.
Baixe o app Hebrom