Telefone: (11) 2284-3540
Dor nas costas: saiba 4 principais fatores que a desencadeiam
Dor nas costas: Saiba 4 principais fatores que a desencadeiam

A dor nas costas é um sintoma muito comum, principalmente nos dias atuais, em que passamos longos períodos em posturas inadequadas, seja trabalhando ou nos momentos de descanso.
Apesar de, muitas vezes, a dor nas costas ser apenas um sintoma da má-postura, é importante conhecer outros fatores que a desencadeiam e podem indicar patologias mais graves.
Localização da dor
Para ajudar na identificação desses fatores, é importante, ainda, conhecer as diversas localizações da dor nas costas e suas classificações de acordo com a medicina:
- Cervicalgia (dor na cervical): localiza-se na região cervical da coluna vertebral, ou seja, as vértebras superiores, na parte de cima das costas;
- Dorsalgia (dor dorsal): o dorso abrange o meio da coluna, nas vértebras entre o meio e o fim;
- Lombalgia (dor lombar): a conhecida “dor na lombar” se localiza na região inferior da coluna, próxima à cintura.
Sabendo identificar a localização da dor nas costas, fica mais fácil compreender causas e fatores associados, bem como descrever corretamente os sintomas em uma anamnese médica, se necessário.
1. Dor nas costas de origem muscular
A dor nas costas de origem muscular, comumente localizada na região lombar, está associada a contraturas musculares, que podem ocorrer por lesões, realização de movimentos errados ou má postura ao dormir.
Havendo a repetição da lesão, movimento ou postura que causa a dor, é possível que se torne crônica. Sendo assim, é importante corrigir o fator que desencadeia a dor antes que se torne constante.
A prática de exercícios diários de alongamento pode aliviar sintomas de dor muscular, e, em casos mais severos, fisioterapia e pilates são muito efetivos no tratamento.

Clique aqui para conhecer os benefícios da Ginástica Laboral e praticá-la em casa.
2. Patologias da coluna que causam dor nas costas
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, é formada por 33 vértebras interligadas por articulações. Ela é a estrutura que dá sustentação e permite a movimentação do corpo humano, o que a torna suscetível a diversas patologias e distúrbios que podem gerar dor.
Hérnia de disco
Algumas das patologias mais conhecidas associadas à dor nas costas são as hérnias de disco. Os sintomas são decorrentes do desgaste dos discos cartilaginosos entre as vértebras, gerando compressão e inflamação de nervos próximos.
No caso da
hérnia de disco cervical, sintomas de formigamento e dor podem irradiar até mesmo para os braços e cabeça. Na
hérnia de disco lombar, os sintomas podem atingir o nervo ciático e a região das coxas das pernas.
Desvios da coluna
Os chamados desvios da coluna ocorrem pela redução ou aumento acentuado em uma curvatura da coluna. São classificados em
cifose
(projeção exagerada dos ombros para a frente),
lordose (aumento da curvatura da lombar em direção ao abdômen) e
escoliose (curvatura anormal da coluna para um dos lados do corpo).
Os desvios da coluna tem causas variadas, que podem ser congênitas ou ocasionadas por postura inadequada. O tratamento pode incluir fisioterapia, e a cirurgia pode ser necessária em casos mais severos. Anti-inflamatórios e analgésicos podem aliviar a dor nas costas ocasionada pelos desvios.
Artrose na coluna (espondilose)
A artrose na coluna, também chamada de espondilose, é o desgaste da cartilagem ou articulações, comprometendo a movimentação e ocasionando dor.
É um problema de natureza crônica, mas há medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas. No caso de má postura estar ocasionando o desgaste, é importante identificar e evitar os movimentos ou posições que agravam a dor.
Deslizamentos vertebrais
Os deslizamentos vertebrais, também chamados de espondilolistese, configuram o deslizamento de uma vértebra sobre outra. Os seus sintomas são semelhantes aos da hérnia de disco, mas a sua ocorrência é bem menor, atingindo 5% das pessoas.
Além da dor nas costas, pacientes com deslizamentos vertebrais podem apresentar desvio na coluna e formigamento relacionado à compressão de nervos.

Veja aqui 6 motivos para contratar um plano de saúde.
3. Problemas renais associados à dor nas costas
Além dos problemas citados, relacionados à coluna ou músculos da região das costas, esse tipo de dor também pode aparecer como sintoma de problemas renais.
O cálculo renal, conhecido como pedra nos rins, ocasiona sintomas de dores muito agudas que atingem o fundo das costas, prejudicando até mesmo a locomoção do paciente.
Por isso, no caso de fortes pontadas de dor na região lombar das costas, é preciso considerar a possibilidade de estarem associadas a um problema renal.
4. Dor nas costas relacionada ao nervo ciático
O ciático é o maior nervo do corpo humano, estendendo-se do quadril até o dedão do pé. Ele é responsável pela movimentação e inervação dos membros inferiores.
A dor é provocada por danos ao nervo ciático, que ocorrem principalmente com o desgaste que se acumula com a idade. Além da dor nas costas, pode ocorrer irradiação para os membros inferiores e diminuição da força muscular.
É sempre importante obter um plano de saúde para a realização de acompanhamento médico para evitar problemas mais graves. Caso precise, a Hebrom Benefícios disponibiliza consultores de saúde experientes para indicar o melhor plano para você.
Clique aqui e entre em contato para mais detalhes.
Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!
