Como proteger seus filhos das doenças do inverno

14 de agosto de 2024

Alguns cuidados podem fortalecer a imunidade dos seus filhos e ainda ajudar a protegê-los na estação mais frias do ano das doenças do inverno.


Durante o inverno, a temporada de gripes e resfriados atinge principalmente crianças – a maior parte das hospitalizações se dá até os 5 anos. Tudo porque o organismo delas ainda não sabe se defender totalmente, o que faz com que muitos vírus e bactérias aproveitem a baixa imunidade para ocasionar as doenças comuns do frio.


Como evitar as doenças do inverno?


Para que as crianças não se tornem vítimas das doenças do inverno, o melhor a se fazer é prevenir. Dessa forma, colocar em prática alguns cuidados poderão fazer a diferença e dar um “up” na saúde dos pequenos.


Alimentação saudável é fundamental! Alimentos que apresentam a vitamina C como laranja, acerola e caju funcionam bem. Ingerir bastante líquido também é um método preventivo.


Muitos pais na intenção de proteger os filhos de gripes e resfriados, não os deixam sair ao ar livre, porém é importante que a criança faça exercícios fora de casa, brinque na terra e corra descalça, logo, essas atividades precisam ser estimuladas, pois aumentam e fortalecem o sistema imunológico.


Para eliminar os ácaros, coloque edredons e cobertores ao sol antes de utilizá-los, mantenha a casa arejada e higienizada. Não podemos esquecer da vacina! Certifique-se de que a imunização dos pequenos contra gripe e bactérias esteja sempre em dia e, com esses cuidados, seu filho estará ainda mais preparado para enfrentar as doenças do inverno.


E para ficar atento, confira abaixo as doenças mais comuns e seus principais sintomas.


BRONQUIOLITE

Dificuldade para respirar, obstrução nasal, coriza e tosse: esses são os sintomas da Bronquiolite, uma das principais doenças responsáveis pelo aumento de internações em bebês de até 2 anos durante o inverno. A transmissão acontece pelo ar ou por contato com objetos contaminados.


GRIPE E RESFRIADO

Ambas as doenças têm sintomas parecidos, porém a gripe compromete mais a saúde da criança. A febre, por exemplo, chega a mais de 38 °C, acompanhada de dor de garganta, dor no corpo, cansaço e até diarreia.


PNEUMONIA

Infecção aguda que atinge os pulmões. A Pneumonia se dá por um vírus ou bactéria podendo ser decorrente de resfriado, bronquite e gripe mal curada. Os sintomas são tosse, febre alta, dor no tórax, respiração acelerada e chiado no peito.


BRONQUITE

Antes de mais nada, é preciso esclarecer: Bronquiolite e Bronquite não são a mesma coisa. A primeira é uma doença aguda que acomete principalmente os bebês, já a Bronquite é uma inflamação dos brônquios, podendo ser aguda (causada por vírus ou bactérias) ou crônica (causada pelo cigarro, por exemplo).


SINUSITE

Outra doença de inverno bastante popular é a sinusite. Pode ser decorrente de resfriados não tratados, alergias respiratórias e problemas na própria anatomia do nariz. Como resultado, a inflamação causa dores na região ao redor do nariz e dos olhos.




Leia também:


Saiba quais são os melhores planos de saúde infantil

Cuidados com a Pele Durante o Inverno

Quais são as principais doenças respiratórias? Como detectar?



Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: