Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de combate a 4 doenças

7 de fevereiro de 2023

O segundo mês do ano é curto mas repleto de causas engajadas. Isso porque ele reúne as campanhas Fevereiro Roxo que têm como objetivo a conscientização e combate ao Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer, além da Fevereiro Laranja – que visa primordialmente o combate à Leucemia.


Fevereiro Roxo e Laranja: mas como as Campanhas surgiram?


Criada aqui no Brasil, em Uberlândia – Minas Gerais, em 2014, a Campanha Fevereiro Roxo tem como lema: “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Primordialmente, os criadores reforçam a importância de se proporcionar qualidade de vida aos portadores de doenças crônicas.


O Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer são doenças distintas, mas que possuem características em comum: não têm hora para se manifestarem, são “silenciosas” em seus sintomas, de progressão gradual e não possuem cura.


Desta forma, a campanha consiste na divulgação de informações destas enfermidades, através de palestras, ações e eventos online a fim de incentivar a população a procurar ajuda em caso de sintomas característicos. Grande parte do trabalho é feito por voluntários e organizações não governamentais (ONGS).


Por outro lado, a Campanha Fevereiro Laranja, foi inspirada no dia Mundial do Câncer – criado em 04 de fevereiro de 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Ela visa informar a população sobre a relevância de se atentar para os sintomas relacionados à leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções.


Sem dúvida, o objetivo principal da Campanha é evitar milhões de mortes anuais pela doença, além do aumento da consciência e educação da

causa por parte dos governantes.


De acordo com dados do INCA, a doença é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres.


Agora que já conhecemos um pouco mais sobre as campanhas Fevereiro Roxo e Laranja, chegou a hora de entendermos sobre cada uma das enfermidades:


Fevereiro Roxo: Lúpus


A Lúpus eritematoso sistêmico, também conhecida como LES, é uma doença inflamatória que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, rins e cérebro. Ela é considerada rara e autoimune, isto é, o que ocorre na patologia é uma reação do sistema imunológico contra as células do próprio indivíduo. Além disso, acomete mais pacientes do sexo feminino do que pacientes do sexo masculino.

Em cerca de 80% dos pacientes, a doença afeta a pele e, sendo assim, o médico assistente responsável pelo diagnóstico e tratamento é o dermatologista.


Sintomas mais comuns:


  • Sensibilidade ao sol principalmente face, colo e braços;
  • Manchas avermelhadas que podem descamar e, as vezes deixar cicatrizes;
  • Quando manifestada no couro cabeludo, pode ocasionar queda dos cabelos.


Outros:


  • Dor nas articulações;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Dor e dificuldade para respirar;
  • Redução do funcionamento dos rins;
  • Desmaios;
  • Convulsões.


Por fim, o diagnóstico é feito através da realização de exames laboratoriais e depende da comprovação da agressão ao órgão afetado. O início do tratamento realizado de forma precoce possibilita menores danos no organismo dos pacientes. 


Fevereiro Roxo: Fibromialgia


Já a Fibromialgia é uma doença reumática que ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, podendo evoluir para incapacidade física.

Desta forma, seu diagnóstico baseia-se na identificação das modificações cognitivas específicas e se feito de forma precoce, permite alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença. Por não ter cura, os medicamentos têm como finalidade retardar os danos causados pela doença.


A doença, ainda de origem desconhecida, aflige bem mais mulheres do que homens e, principalmente, entre os 30 e 60 anos. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. O diagnóstico da fibromialgia é feito, sobretudo, através da realização da anamnese e exame específico.


Alguns sintomas comuns:


  • Dor generalizada;
  • Alteração no sono;
  • Inchaço e sensibilidade nas articulações;
  • Fadiga, cansaço excessivo;
  • Ansiedade;
  • Depressão.


Para alívio dos sintomas a recomendação é a prática de exercícios físicos, em conjunto com uma alimentação balanceada, ou seja, manter hábitos saudáveis. É importante frisar a importância de acompanhamento médico, durante todo o tratamento e, por consequência, no uso de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e relaxantes musculares – todos mediante orientação e receita de um profissional.

Cansaço exagerado e alteração do sono são alguns dos sintomas da Fibromialgia.

Fevereiro Roxo: Doença de Alzheimer


Não menos importante, o Mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo de evolução lenta e progressiva, que se manifesta principalmente em pessoas com mais de 65 anos. Tem como principal característica a perda de memória progressiva e é apontada pelo Ministério da Saúde como a forma mais comum de demência em idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos.


Sobretudo, é necessária assistência médica e avaliação integral do paciente, já que trata-se de uma patologia crônica em que são recomendados o tratamento contínuo e o monitoramento do caso, com o objetivo de avaliar a atividade da doença.


Alguns dos principais sintomas:


  • Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia, por exemplo;
  • Linguagem; confusão ao falar, dificuldade de lembrar vocabulários;
  • Percepção visoespacial – percepção do espaço;
  • Alterações comportamentais e sintomas neuropsiquiátricos que se agravam ao longo do tempo.

Perda de memória e dificuldade de executar tarefas simples do dia a dia são apontados como sintomas do Mal de Alzheimer.

Fevereiro Laranja: Leucemia


A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos sem origem conhecida que tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea – local que fabrica as células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos. Em outras palavras, a doença se dá pela substituição das células saudáveis do corpo pelas cancerígenas. A enfermidade costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são boas — as chances de recuperação são de até 90%, caso diagnosticada nos estágios iniciais.


Os exames de sangue de rotina já são considerados preventivos contra a leucemia. Nesse sentido, em caso de qualquer alteração no sangue e suspeita da existência da doença, é indicado a realização de um procedimento chamado mielograma, que visa a coleta de uma pequena quantidade de medula óssea. Se o resultado for positivo, a recomendação é o início do tratamento de imediato.


Alguns sintomas:


  • Sangramento nas gengivas e no nariz;
  • Inchaço no pescoço;
  • Cansaço;
  • Dores nos ossos e nas articulações;
  • Sudorese noturna;
  • Perda de peso;
  • Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele.
  • Febre persistente, sem razão aparente;
  • Infecções frequentes
  • Tontura frequente.


Por fim, o tratamento da Leucemia consiste na administração de medicações quimioterápicas, objetivando a anulação das células doentes e o retorno à produção das células sadias. Entretanto, caso seja necessário, após o controle da doença, pode ocorrer o transplante da medula óssea.


Informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Fibromialgia.com.br e INCA


Gostou do nosso conteúdo? Acesse nossas outras matérias do blog.

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: