Insônia: conheça os sinais e as causas do problema

17 de janeiro de 2022

Além de demorar muito para pegar no sono, você acorda rápido? Sente-se cansado no outro dia e com dificuldade de manter-se acordado? Você provavelmente deve estar entre os 73 milhões de brasileiros que sofrem de insônia.


Por ser considerada “irrelevante”, muitos adultos acabam lidando com o problema por dez, quinze, vinte anos, sem entender a importância de tratar um transtorno que traz diversas consequências negativas para a qualidade de vida de qualquer um, prejudicando o raciocínio, a memória e o humor.



Mas, afinal, o que é insônia?


Trata-se de um distúrbio ou transtorno na qual a pessoa sente muita dificuldade para dormir e também para manter-se dormindo.



Sintomas


  1. Demora para ter sono;
  2. Dificuldade de permanecer dormindo;
  3. Ter muita sonolência durante o dia;
  4. Dificuldade de manter atenção, concentração e memória.

Além disso, há vários fatores que impulsionam a insônia. Entre os mais comuns estão o estresse, a ansiedade e a depressão. Não só isso, nesse ínterim, o uso de medicamento, a irregularidade de horários, a mudança de ambiente e até mesmo a alimentação podem contribuir para o diagnóstico do problema.



Tipos de insônia


  1. Intermitente: insônia de curta duração que ocorre de tempos em tempos, ou seja, entre um período e outro, há sono regular.
  2. Transiente: dura apenas alguns dias e pode chegar até 3 semanas. Normalmente causada por fortes emoções ou mudanças de hábitos repentinas.
  3. Crônica: se ocorre pelo menos três vezes por semana e por mais de três meses, a pessoa tem um quadro crônico, ou seja, um transtorno de longa duração.



Como dormir melhor?



O jeito de dormir afeta todo o corpo


Achou que boa postura é uma prática para adotar apenas quando estamos acordados? Pois é, na hora de dormir também precisamos ficar atentos porque a posição do corpo pode influenciar na saúde e na qualidade do sono.


De acordo com o Dr. Rubene Campos, ortopedista e osteopata da Clínica: “a posição na hora de dormir pode ajudar ou atrapalhar o relaxamento do corpo, pois interfere na qualidade do sono, oxigenação dos tecidos e na circulação corporal”.


Sendo assim, vamos descobrir quais as posições e seus efeitos.


De bruços


Trata-se de uma das piores posições para dormir. Isso porque, o pescoço é um dos principais prejudicados. Apesar de reduzir a possibilidades de ronco, para que esta se torne uma posição confortável, a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos e virar o pescoço para o lado. A consequência é dor de pescoço, tendinite e dor na coluna, por conta da curvatura natural que – quando de bruços – não é respeitada.


De lado


Dormir de lado pode ser uma boa posição desde que tenha um apoio com travesseiro mantendo o alinhamento da cabeça e entre as pernas evitando a pressão de uma sobre a outra. Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco também, no entanto, tem uma desvantagem: pode favorecer o aparecimento de rugas, porque a metade do rosto empurra e fica em atrito com o travesseiro.


Curiosidade: Dormir do lado esquerdo melhora a digestão e evita azia e queimação.











Barriga para cima


Se barriga para cima for a sua posição é bom escolher um travesseiro mais baixo para usar debaixo da cabeça, assim tanto a cabeça quanto o pescoço e a coluna criam um alinhamento, o que dificulta dores no pescoço. Entretanto, por ser pressionada, a região lombar pode causar dores nas costas.


Cuide de forma adequada do seu sono e aproveite as boas mudanças que isso pode causar na sua vida. Agora que você conhece as causas da insônia, além dos sintomas e das possibilidades de tratamento, não negligencie noites mal dormidas, se necessário, procure orientação médica.


Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: