Sementes superpoderosas: conheça seus benefícios

17 de janeiro de 2022

Você sabia que as sementes são ótimas aliadas para a diminuição do colesterol, na comum guerra contra a balança e até para combater inflamações como as celulites?


As sementes são excelentes aliadas para uma dieta saudável e nutritiva.

Sim, as sementes merecem a nossa atenção – e mais espaço em nossos pratos. Famosas por manterem nosso organismo nutrido e contribuírem para uma dieta balanceada, as sementes, apesar de pequenas, são superpoderosas, versáteis e saborosas.


  • Equilíbrio das funções do organismo
  • Redução do risco de doenças crônicas
  • Fornecimento de antioxidantes, proteínas, vitaminas, minerais e fibras


Apesar de excelentes para a saúde, as sementes ainda não são populares na lista de compras dos brasileiros. Especialistas acreditam que a falta de informação de seus nutrientes possa ser uma das razões para sua baixa popularidade.


Sendo assim, separamos aqui, algumas características de 7 sementes para você se familiarizar e escolher sua preferida. Vamos lá?

Sementes de Gergelim


Muita gente conhece essa sementinha como “enfeite” do pão de hambúrguer, certo? Mas o gergelim é rico em cálcio e fibras alimentares, trazendo benefícios aos nossos dentes, ossos e a saúde intestinal. Legal né? Além disso, estudos já comprovaram que seu consumo melhora os sintomas relativos à TPM.


Chia


De origem mexicana, a chia caiu na graça de atletas e adeptos a alimentação mais natural e saudável por conter em sua composição vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.


Quer mais? Ajuda na prevenção do envelhecimento celular, é rica em antioxidantes (ácido caféico e clorogênico) que auxiliam na redução dos radicais livres. Da mesma forma, é fonte de fibras e auxilia no tratamento e prevenção de doenças como a diabetes e as cardiovasculares.


Sementes de Girassol


Cobre, selênio, zinco, ferro, fosfato, fito químicos, vitamina E..ufa! Um punhado de sementes da flor por dia beneficia órgãos como o coração, intestino, além de ter poder hidratante para a pele e cabelos e retardar o envelhecimento. Por ter magnésio e triptofano em sua composição, alivia o stress e ajuda no combate da ansiedade e depressão, por exemplo.


Sementes de Linhaça


Você sabia que a linhaça é a mais rica fonte vegetal de ômega 3?


Acima de tudo, ela ainda defende o organismo, retarda o envelhecimento das células e preveni doenças como câncer e problemas cardíacos.


Recentemente, a linhaça ganhou o título de “superalimento” por ser nutritiva, conter proteína de alta qualidade e ajudar no controle do açúcar no sangue.


Para mais dicas de como evitar problemas cardíacos e hipertensão, leia nossa matéria aqui! Já sabemos que a abóbora é uma das queridinhas do universo saudável e, da mesma forma, podemos classificar suas sementes.


Elas são ricas em proteínas e fibras, além de vitamina E e sais minerais, como ferro, manganês, magnésio, fósforo, cobre e potássio. Consuma não apenas como aperitivo torrada mas em forma de óleo ou em de farinha.


Sementes de Melão


É comum o descarte de suas sementes no Brasil, no entanto, na Ásia e Oriente Médio por exemplo, há séculos as sementes de melão são consumidas devido a sua abundância em proteínas. Elas ajudam na manutenção da saúde dos ossos e músculos por serem fonte de cálcio e no ganho de massa magra (hipertrofia).


Sementes de Melancia


As sementes de melancia possuem propriedades diuréticas, antioxidantes e energéticas ajudando principalmente a eliminar o excesso de líquidos do corpo e reduzindo a retenção de líquidos.

Além disso, contribuem no combate de doenças associadas ao sistema renal, ajudam na prevenção da osteoporose e são ricas em ferro e ácido fólico, importantes na prevenção de alguns tipos de anemia. Em outras palavras, te mantém saudável e ativo.


Aposte no uso das sementes em sucos, saladas e até smoothies.

Abuse e use da criatividade. Nutricionistas indicam o consumo de porções de sementes ao menos 3x por semana já que os efeitos para sua saúde são graduais a longo prazo.


Mas atenção: as quantidades ideais de consumo variam de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos individuais. Assim sendo, recomendamos que procure um médico especializado ou nutricionista para orientação da dieta ideal.


Onde encontrar?


É possível encontrar todas elas em feiras livres de rua, mercados, hortifrútis e casas de produtos naturais.Na maioria desses locais, as vendas são a granel, o que facilita na hora de escolher o tipo e quantidade que deseja comprar.


Há alguma restrição no consumo de sementes?


Sim, as sementes comestíveis possuem algumas contra-indicações para faixa etária e pessoas especificas.

Apesar de serem extremamente saudáveis para a maioria das pessoas, evite o consumo de sementes deve ser para crianças com menos de 2 anos de idade. No caso da linhaça – tanto a marrom como a dourada – não possuem indicação:


  • Para gestantes
  • Crianças antes da adolescência
  • Pessoas com problemas associados a tireoide
  • Mulheres com histórico de câncer de mama na família. Por fim, agora que você já conhece os benefícios do consumo das sementes, experimente algumas delas e escolha a sua preferida.


Sua saúde agradece!

Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 26 de fevereiro de 2025
Como Escolher o Melhor Plano de Saúde e Odontológico em Osasco: Dicas e Opções Disponíveis
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Veja mais