Outubro Rosa: conscientização a prevenção do câncer de mama

17 de janeiro de 2022

Outubro está chegando e com ele um dos assuntos mais importantes quando se trata da saúde da mulher: o câncer de mama, afinal é uma das doenças que mais atinge o grupo feminino. Sendo o diagnóstico precoce o maior aliado para o tratamento, saiba como reconhecer sinais e sintomas da doença que originou a campanha “Outubro Rosa”.



Primeiramente, por que Outubro Rosa?


O movimento de conscientização de prevenção do câncer de mama, começou em 1990 nos Estados Unidos. A história se deu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.


Posteriormente, o mês foi oficializado pelo congresso americano como “Outubro Rosa” em todo o país. Sendo assim, iluminar prédios públicos, monumentos, teatros e outros lugares com luzes cor-de-rosa virou uma ação popular. O evento passou a acontecer anualmente em todos os lugares do mundo, as cidades enfeitavam seus locais públicos com fitas na cor rosa e, como resultado, promoviam eventos como atividades esportivas e desfiles.



A história do Outubro Rosa no Brasil


No Brasil, o movimento se iniciou a partir de 2002, quando a a primeira iluminação rosa no Obelisco do Ibirapuera em São Paulo encantou toda a população. Foi um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que conduziu a campanha.


Confira alguns locais públicos no Brasil que foram iluminados pela cor rosa no mês de outubro.


Um estudo recém-publicado pela revista científica The Lancet, comprovou que iniciar mamografia de rotina a partir dos 40 anos reduz mortalidade do câncer de mama em até 25%. Para isso alguns hábitos precisam ser mudados.



Conheça o seu corpo


Antes de mais nada, é preciso saber reconhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas do câncer de mama. Isso porque, a informação é fundamental para a detecção precoce dessa doença. Vamos lá?


Aproveite o período pós-menstruação, ou seja, quando as mamas estão menos inchadas para fazer uma autoavaliação. Avalie e procure alterações internas através do toque. Para as mulheres que já passaram a menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Confira a seguir, passo a passo de como fazer o autoexame.


Feito isso, veja se alguns dos sinais abaixo foram detectados:


  1. Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
  2. Nódulo único endurecido;
  3. Irritação de uma parte da mama;
  4. Dor na mama ou mamilo;
  5. Inversão do mamilo;
  6. Vermelhidão na pele;
  7. inchaço da pele;
  8. Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  9. Liberação de líquido pelo mamilo;
  10. Veias fáceis de observar;
  11. Assimetria entre duas mamas;
  12. Alteração na cor da aréola;
  13. Formação de crostas ou feridas na região das mamas;
  14. Coceira frequente;
  15. Nódulos ou inchaços perto das áxilas.


Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos. Além disso, hábitos como consumo excessivo de álcool e sedentarismo, podem potencializar a doença no corpo. Sendo assim, aposte em atividades físicas e uma refeição saudável para reduzir os ricos.


Dicas para reduzir as chances de ter câncer de mama

Vegetais podem ajudar na prevenção do câncer de mama por terem o poder de inibir a chegada de substâncias cancerígenas e, igualmente, consertar o DNA danificado quando a agressão já estiver começado. Sendo assim, abuse dos vegetais e varie no preparo.


Já os alimentos embutidos, ou seja, os ricos em sódio, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos são extremamente perigosos em qualquer estágio da doença. Não só para vítimas do câncer de mama, mas também para qualquer pessoa – em qualquer situação – consumir esse tipo de alimento pode impactar a longevidade. Confira aqui 5 alimentos que devemos tirar o quanto antes das nossas refeições.


Por fim, agora que você já sabe como surgiu o Outubro Rosa e sabe a importância de detectar a doença precocemente, aproveite este mês para cuidar da sua saúde e deixar seus exames em dia.


Fonte das imagens: Blog Japiassú


Gostou do Conteúdo? Siga-nos em outros canais e Fique Ligado nas Próximas Novidades!

Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
O check-up anual é uma avaliação médica abrangente realizada regularmente para monitorar a saúde geral e detectar precocemente possíveis problemas de saúde.
Por Comunicação 28 de janeiro de 2025
Manter uma dieta balanceada e rica em vitaminas é fundamental para aproveitar o verão com energia e bem-estar
plano de saúde
Por Comunicação 27 de janeiro de 2025
Motivos para contratar um plano de saúde
Saúde Mental: os principais transtornos mentais e como identificá-los
Por Comunicação 24 de janeiro de 2025
Por conta da situação em que vivemos hoje em dia, o número de pessoas com doenças e transtornos mentais cresceu. Dados recentes divulgados pela OMS mostram que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam os principais transtornos mentais.
6 Pratos leves e criativos para este verão
Por Comunicação 15 de janeiro de 2025
Quando o verão chega, nosso corpo pede uma alimentação mais leve, com mais opções de legumes, verduras e frutas em nosso cardápio, certo? Isso porque nosso organismo é capaz de adaptar o metabolismo de acordo com o ambiente em que estamos e, em dias mais quentes, ele precisa aumentar a circulação de sangue para manter a temperatura corporal em níveis normais.
Mulher sorridente com vidro de suco detox na mão
Por Comunicação 2 de janeiro de 2025
As festas de fim de ano podem sobrecarregar o corpo com excessos na alimentação e na rotina. Para começar o ano com mais disposição, um detox equilibrado pode ajudar a recuperar o equilíbrio e a energia.
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Estamos constantemente conectados, e isso afeta diretamente nossa saúde. As férias são a oportunidade perfeita para desconectar e dar ao corpo e à mente o descanso que realmente precisam. Vamos explorar como uma pausa digital pode transformar sua saúde!
Fita vermelha representando a campanha dezembro vermelho de Prevenção a AIDS e ao HIV
Por Comunicação 18 de dezembro de 2024
Os sintomas da AIDS podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir fadiga, febre, suores noturnos, perda de peso inexplicável, infecções frequentes e feridas na boca ou na pele. É importante estar atento a esses sinais e procurar um profissional de saúde para testes e orientações.
Ilustração de um menino que comeu demais e está passando mal
Por Comunicação 13 de dezembro de 2024
Durante as festas, é comum nos deixarmos levar pelo excesso, comendo mais do que o necessário e esses exageros podem causar desconfortos. Confira algumas sugestões de pratos nutritivos que vão deixar sua ceia ainda mais especial e saudável!
Mulher se protegendo do sol contra o câncer de pele
Por Comunicação 3 de dezembro de 2024
Alterações climáticas fazem com que os raios ultravioletas fiquem cada vez mais agressivos e cerca de 180 mil novos casos de câncer de pelo surgem no Brasil. Quer saber mais sobre a doença e como se cuidar? Continue lendo esta matéria.
Veja mais
Share by: